O Atlético buscará uma vaga na fase de grupos da Libertadores contra o Sporting Cristal, do Peru. O adversário do Furacão foi definido no sorteio realizado nesta quinta-feira (12), na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Como estava no pote 1 da Pré-Libertadores, que reunia os times dos países com melhor ranking, o Rubro-Negro faz a primeira partida fora de casa, no dia 28 de janeiro, e decide a vaga na fase de grupos no Brasil, no dia 4 de fevereiro as datas podem ser alteradas em um dia, caso ocorra pedido dos canais de televisão que detém os direitos de transmissão.
Caso se classifique, o Atlético fará parte do grupo 1, junto com o cabeça de chave Vélez Sársfield, da Argentina, e os times classificados como Bolívia 2 e Peru 1. O representante boliviano será o campeão do Torneio Apertura. The Strongest e San José disputam o título e a vaga. O ganhador será conhecido no dia 22 de dezembro. Real Garcilaso e Universitário já estão classificados para a Libertadores e decidem no próximo domingo (15) quem será o campeão e número 1 do Peru. No primeiro jogo da final, o Garcilaso venceu por 3 a 2.
Primeiro passo
Fundado em 13 de dezembro de 1955, o Sporting Cristal já participou da Libertadores 30 vezes e teve sua melhor campanha em 1997, quando perdeu a decisão para o Cruzeiro, após empatar por 0 a 0 em casa e cair por 1 a 0 no Mineirão.
"Los Cerveceros" - apelido ganho porque o time se originou de uma fábrica de cerveja - conseguiram a vaga por terem ficado na terceira colocação do campeonato nacional, atrás de Real Garcilaso e Universitário, que decidem o título peruano neste domingo.
O Sporting Cristal já enfrentou um clube paranaense na Libertadores. Foi o Coritiba, em 2004, quando venceu por 4 a 1 em Lima e perdeu por 2 a 0 em Curitiba. Na ocasião, se classificou na primeira colocação do grupo, com 10 pontos, mesma pontuação do Rosário Central, da Argentina, que ficou em segundo. O Coxa, com oito, foi eliminado na primeira fase ao lado do lanterna Olimpia, do Paraguai.
Será a primeira vez que o Atlético enfrentará o time peruano. Nas outras três participações do Furacão na competição, só enfrentou um clube do país, o Alianza Lima, em 2000. Foram duas vitórias: 3 a 0 em Lima, no primeiro jogo do Rubro-negro em sua história na Libertadores, e 2 a 1 em Curitiba.
Confira os grupos da Libertadores 2014:
Grupo 1
Vélez Sarsfield (Argentina)
Bolivia 2
Peru 1
Vencedor de Sporting Cristal (Peru) x Atlético (Brasil)
Grupo 2
Unión Española (Chile)
Argentina 3
Independiente José Terán (Equador)
Vencedor de Deportivo Quito (Equador) x Botafogo (Brasil)
Grupo 3
Cerro Porteño (Paraguai)
O'Higgins (Chile)
Deportivo Cali (Colômbia)
Vencedor de Caracas FC (Venezuela) x Argentina 5
Grupo 4
Atlético-MG (Brasil)
Nacional (Paraguai)
Zamora (Venezuela)
Vencedor de Morelia (México) x Santa Fe (Colômbia)
Grupo 5
Cruzeiro (Brasil)
Defensor Sporting (Uruguai)
Peru 2
Vencedor de Chile 3 x Guaraní (Paraguai)
Grupo 6
Newell's old Boys (Argentina)
Grêmio (Brasil)
Atlético Nacional (Colômbia)
Vencedor de Oriente Petrolero (Bolívia) x Nacional (Uruguai)
Grupo 7
Bolívar (Bolívia)
Flamengo (Brasil)
Emelec (Equador)
León (México)
Grupo 8
Peñarol (Uruguai)
Arsenal (Argentina)
Deportivo Anzoategui (Venezuela)
Santos Laguna (México)