A derrota diante do Grêmio, na tarde desse domingo (14), por 2 a 1, na Arena Grêmio, encerrou a sequência de quatro vitórias seguidas do Atlético no Campeonato Brasileiro e fez com que o Rubro-negro deixasse a liderança da competição – o São Paulo é o novo líder. Apesar do resultado negativo em Porto Alegre, o time não perdeu a moral para o clássico diante do Coritiba, no próximo domingo (21).
O Furacão está a apenas um ponto atrás do Tricolor Paulista e agora tem situação favorável para retomar o caminho das vitórias. Enfrenta, em casa, o desesperado rival, afundado na zona de rebaixamento – é o 18.º – e com ambiente tumultuado. Na tabela, estão separados por 12 pontos (15 contra 3). Além dos problemas alviverdes, o Rubro-Negro conta ainda com um ótimo retrospecto em sua casa na competição. São quatro vitórias nos quatro jogos na Baixada, sem sofrer sequer um gol.
O técnico do Atlético, Milton Mendes, considerou a derrota para o Grêmio como um acidente de percurso. “Fizemos um jogo brilhante e jogamos bem. Tocamos bem a bola e envolvemos a equipe deles em vários momentos do jogo. Nossos jogadores estão de parabéns”, disse o treinador que jogou no azar a conta pela derrota. “Faltou um pouco de sorte, o Otávio tentou tirar e sobrou para o [zagueiro] Rhodolfo. Teve o lance do [meia] Felipe que o goleiro fez uma baita defesa”, destacou, sobre o segundo gol gremista, aos 25 minutos do segundo tempo, e o lance em que o meia atleticano poderia ter virado a partida, quando o placar marcava 1 a 1 – Giuliano fez o primeiro e Hernani empatou.
Tanto minimizou a derrota, que Milton Mendes preferiu projetar o Atletiba, seu primeiro na carreira. “Nosso esquema de jogo foi perfeito e agora é levantar a cabeça porque temos um baita de um jogo no domingo”, completou.
O zagueiro Gustavo também lamentou o resultado da partida, mas elogiou a equipe, que encarou de frente os gremistas fora de casa e acabou sofrendo a derrota em lance de bola parada. “No segundo tempo tivemos ótima postura, mas infelizmente jogamos contra uma equipe que foi feliz nas conclusões. Voltamos melhor [do intervalo], empatamos e tivemos a chance de fazer o segundo, mas a bola parada foi incrível, o Rhodolfo sem querer fez o gol”, lamentou.
Craque
Tiago
Fechou o gol gremista, não conseguiu evitar o gol de falta de Hernani mas fez defesas que evitaram a igualdade atleticana.
Bonde
Guilherme Arana
A falta de Natanael foi sentida pelo Furação. Sem a mesma consistência defensiva e sem qualidade no apoio, o time ficou com um buraco pela esquerda.
Guerreiro
Weverton
Mais uma vez o goleiro atleticano foi responsável por manter o time no jogo. Graças a intervenções milagrosas do arqueiro o placar ficou apenas em 2 a 1.
Chave do jogo
Os erros defensivos foram fatais para o Furacão. Nas duas bobeiras da zaga, que deixaram o sistema de ataque do Grêmio livre na área, o time gaúcho aproveitou para marcar os gols que lhe deram a vantagem no marcador.
Os gols
1º tempo:
1x0 (32 min): Douglas fez boa jogada pela direita e cruzou rasteiro, Giualiano recebeu com liberdade e num chute colocado abriu o marcador na Arena do Grêmio.
2º tempo:
1x1 (6 min): Hernani cobrou com precisão uma falta frontal para empatar o jogo.
2x1 (25 min): Após a cobrança de falta da intermediária por Galhardo, Otávio desviou na área e ajeitou para Rhodolfo, de cabeça, colocar o Grêmio na frente mais uma vez.
Suspensos
Atlético: Nikão.
Próximas partidas
ATLÉTICO: Coritiba (casa), Ponte Preta (fora), São Paulo (casa) e Cruzeiro (fora)
GRÊMIO: Palmeiras (casa), Avaí (fora), Cruzeiro (casa) e Santos (fora)