| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Obsessão do Atlético nos últimos quatro jogos da temporada, a classificação à Copa Libertadores da América terá um grande impacto nas finanças do clube em 2017 somente se o time chegar à fase de grupos da competição.

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Caso termine o Brasileiro na sexta colocação – posição que a equipe ocupa atualmente, com 51 pontos –, será necessário passar por duas fases eliminatórias até garantir outros três jogos como mandante e, consequentemente, uma quantia mais robusta de premiação e bilheteria.

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Neste ano, a chamada pré-Libertadores deu US$ 400 mil (R$ 1,6 milhão), enquanto os times que avançaram aos grupos faturaram US$ 1,35 milhão (R$ 5,4 milhões) cada. Para a próxima edição, no entanto, a Conmebol já anunciou aumento dos prêmios.

“Do ponto de vista prático, a Libertadores só vale a pena para quem chega nas fases mais agudas. Você tem a premiação por fases, mas também tem custos de viagens, que não são baratas. A cada jogo em casa a Conmebol fica com 10% da renda bruta e a federação local com outros 5%. O último colocado da Champions League ganha mais que o campeão da Libertadores [R$ 42 milhões contra R$ 31 milhões]”, diz o consultor de marketing e gestão esportiva Amir Somoggi.

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“Mas do ponto de vista indireto, a competição é muito importante. Há a valorização de todo o elenco, de cota de patrocínios, bilheteria, sócio-torcedor. No fim das contas compensa, especialmente para um time como o Atlético, que não faz loucuras para se classificar”, completa.

É esse valor intangível que o Atlético procura na principal competição do continente, mesmo que não tenha vaga garantida na fase de grupos. Ainda mais se conseguir se tornar um participante frequente.

A última edição que ‘El Paranaense’ disputou foi em 2014, quando passou pelo peruano Sporting Crystal na fase eliminatória, em jogo decidido nos pênaltis, mas parou no estágio seguinte do torneio. O atacante Adriano Imperador é o grande nome da equipe na ocasião.

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“A Libertadores é atraente do ponto de vista econômico na nossa realidade de mercado. Mas essa coisa que não é tangível, o reconhecimento da marca, a valorização do clube e jogadores, é o mais importante”, acredita o presidente Luiz Sallim Emed.

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“Meu pensamento é que tem de participar sempre. Uma hora ganha. Esse é nosso principal objetivo. Não podemos perder essa oportunidade de classificação”, emenda o dirigente.

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Relembre a premiação da Libertadores 2016:

Primeira fase

US$ 400 mil (R$ 1,6 milhão)

Fase de grupos (três jogos como mandante)
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US$ 1,35 milhão (R$ 5,4 milhões)

Oitavas de final

US$ 750 mil (R$ 3 milhões)

Quartas de final

US$ 950 mil (R$ 3,8 milhões)

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Semifinal

US$ 1,25 milhão (R$ 4,9 milhões)

Vice-campeão

US$ 1,5 milhão (R$ 6 milhões)

Campeão
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US$ 3 milhões (R$ 11,9 milhões)