A viagem do Atlético para a Espanha, onde o clube irá complementar sua pré-temporada e participar de um torneio amistoso, visa mais do que a preparação dos jogadores para 2013. O Furacão, que ficará concentrado na cidade de Benahavis, entre os dias 1.º e 12.º de fevereiro, busca arrecadar recursos com a participação na Marbella Cup, a ser realizada entre os dias 4 e 11 de fevereiro, na cidade de Marbella, no Sul do país.
O Rubro-Negro espera ganhar com a visibilidade que a competição pode trazer, já que esta será transmitida para os países de origem dos clubes. Além disso, a equipe do técnico Ricardo Drubscky brigará pelo prêmio de 12 mil euros (aproximadamente R$ 32 mil) oferecido ao campeão.
E o fato de a viagem acontecer mesmo durante a disputa do Paranaense, é uma atitude de protesto do Atlético. "[A iniciativa] serve para os outros clubes repensarem se vale ter tão pouco tempo de pré-temporada. Além disso, já passou da hora de mudança no calendário brasileiro", declarou o diretor de relações internacionais do clube, Luiz Greco, em entrevista ao site Lancenet.
A Gazeta do Povo procurou o Atlético para tratar do assunto, mas o clube optou por não se pronunciar.
Durante os 11 dias em que o Furacão estiver fora, a equipe sub-23 disputará cinco partidas pelo Paranaense.
O torneio de Marbella terá a presença de oito clubes em sua terceira edição (veja mais abaixo). O Atlético é o primeiro brasileiro participante.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas