A probabilidade de o Atlético ser rebaixado nesta temporada é menor do que 1%, segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola. Mas um recorte do histórico do clube alerta contra o relaxamento natural nas últimas seis rodadas do Brasileiro.
Na edição de 2006, o Furacão somou apenas dois pontos na reta final do campeonato, número que hoje levaria a equipe a 45. Pontuação que, por exemplo, já rebaixou o rival Coritiba, em 2009. Na edição atual, no entanto, essa marca traz um risco mínimo de queda, mas ressalta a necessidade de atenção.
Com exceção da campanha de oito anos atrás, quando foi 13.º, o Rubro-Negro normalmente termina a temporada com bom aproveitamento. Duas vezes (2008 e 2010), fechou o campeonato com 72% de aproveitamento. O pior desempenho foi em 2009, quando somou 44% dos últimos 18 pontos em disputa.
Bom presságio para os confrontos restantes contra Botafogo, Sport, Santos, Bahia, Goiás e Palmeiras, adversários dos comandados de Claudinei Oliveira até 7 de dezembro. Uma vitória ou três empates bastam para o clube, que ocupa a nona colocação, afastar o descenso de vez.
Como a eleição de Trump afeta Lula, STF e parceria com a China
Polêmicas com Janja vão além do constrangimento e viram problema real para o governo
Cid Gomes vê “acúmulo de poder” no PT do Ceará e sinaliza racha com governador
Alexandre de Moraes cita a si mesmo 44 vezes em operação que mira Bolsonaro; assista ao Entrelinhas
Deixe sua opinião