Confirmado ontem como técnico do Atlético para 2015, Claudinei Oliveira será o 17.º candidato a derrubar uma insistente escrita da Era Mario Celso Petraglia. Desde 1995, quando o atual presidente ascendeu ao topo da hierarquia rubro-negra com hiato entre 2009 e 2011 , nunca um treinador iniciou e terminou a mesma temporada no cargo. Antes de começar a empreitada do zero no ano que vem, ele comanda o time hoje, às 19h30, contra o Santos, na Arena.
INFOGRÁFICO: Nunca um treinador começou e terminou o ano sob o olhar de Petraglia
Em 16 partidas no Furacão, Claudinei conseguiu as credenciais para convencer a diretoria de que é uma aposta certeira. O ex-paranista tem aproveitamento de 45,8%, mas a campanha de recuperação que conduziu a equipe a cinco vitórias em seis partidas (entre a 28.ª e a 33.ª rodada) salvou o time do rebaixamento com cinco jogos de antecedência.
Outras três características também pesaram para a renovação: o paulista de 45 anos é estudioso, tem facilidade e apreço por trabalhar com jovens e gerencia o dia a dia alinhado à metodologia do clube, explorando os recursos tecnológicos do CT do Caju.
Pontos a favor para, quem sabe, uma inédita temporada completa. Abel Braga, que permaneceu entre janeiro e agosto de 1998, foi o mais longevo comandante de Petraglia em um único ano. "Tenho certeza que ele fica até o fim de contrato, em dezembro do ano que vem. Ele é humilde e muito competente no que faz", aposta o empresário do treinador, Wagner Ribeiro, que não falou sobre dinheiro, mas acertou uma valorização salarial.
O técnico terá um fim de ano similar ao que Ricardo Drubscky teve na transição de 2012 para 2013. Como a política do clube é colocar o sub-23 para disputar o Paranaense, Claudinei terá janeiro e fevereiro, além de um período de março, somente para a pré-temporada a estreia no Nacional será na primeira semana de maio.
E isso, com a vantagem de poder planejar 2015 a partir de agora. "A nossa preocupação era essa. Fazer o planejamento para ganharmos tempo... Vamos procurar montar um Atlético forte para disputar títulos", diz o treinador.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Deixe sua opinião