Em partida cercada de expectativa, o Atlético venceu por 1 a 0 o Criciúma, nesta quarta-feira (24) à noite, na Baixada. O volante Otávio marcou o gol rubro-negro no confronto válido pela Primeira Liga. Foi a primeira vez que ele balançou a rede como profissional após 88 partidas pelo clube.
Três eram as atrações da partida. A inauguração da grama sintética. A possibilidade de recorde de público da Baixada, com promoção de ingressos. E, ainda, o retorno de Walter ao time após dois meses.
Ao término do jogo, tudo deu certo para o Rubro-Negro. Com duas vitórias e seis pontos, a equipe está próxima de avançar à fase semifinal do torneio. Basta um empate contra o Cruzeiro (9/3), no Mineirão, na rodada final.
“Foi uma noite especial. Uma vitória nos deixaria numa situação muito boa de classificação, teve a volta para o nosso estádio, a inauguração da grama. Estamos muito satisfeitos”, comenta o técnico Cristóvão Borges.
TABELA: Veja como está a classificação da Primeira Liga
Assim como o time, o torcedor também cumpriu a sua parte. Atendeu ao apelo da diretoria e encheu o estádio, com 33.270 pagantes, 35.746 total – novo recorde da casa atleticana. Quebrou a marca dos 31.700 pagantes dos 4 a 2 sobre o São Caetano, na decisão do Brasileiro de 2001. Todos vibraram muito com o gol de Otávio, marcado nos minutos finais, aos 42 do segundo tempo.
A presença dos atleticanos representou ainda o maior público da Primeira Liga. Até então, a marca era da vitória do Flamengo sobre o Atlético-MG, 2 a 0, quando 30.378 pessoas compareceram ao Mineirão.
“Nós sabíamos que o estádio estaria lotado, com a nossa torcida ao nosso lado, que é muito vibrante, e que teríamos que ter equilíbrio, controlar a ansiedade. Foram aspectos muito importantes da nossa vitória”, ressaltou Cristóvão.
Walter também justificou a espera. Cerca de 12 kg mais magro, o camisa 18 foi a referência atleticana e, por pouco, não marcou um golaço na etapa inicial, após um “elástico” e uma “caneta” nos adversários.
GALERIA: Confira fotos do jogo inaugural do gramado sintético na Arena
LANCE A LANCE: Veja como foi Atlético 1 x 0 Criciúma
Além de Walter, Nikão também voltou ao time do técnico Cristóvão Borges. Recuperado de uma lesão no tornozelo direito, o meia-atacante entrou aos 15 minutos do segundo tempo, para substituir o avante Crysan.
Por fim, acabou a curiosidade sobre o novo piso do estádio, inédito entre os principais clubes do país. A primeira experiência apresentou uma disputa mais rápida, com rápidas trocas de bola.
O Furacão volta a campo no próximo domingo (28), às 19h30, pelo Campeonato Paranaense. O desafio será o clássico com o líder Paraná na Vila Capanema.
Confira quem foram os destaques da partida:
Craque
Walter
O atacante fez a sua estreia na temporada, e visivelmente mais magro, mostrou que é o jogador de referência da equipe. Foi o homem mais lúcido e criou as melhores oportunidades para o Furacão. Sentiu falta de um jogador com maior poder de finalização para auxiliá-lo nas jogadas ofensivas.
Bonde
Vinícius
O meia não conseguiu repetir as boas atuações do começo da temporada. Com a missão de armar as jogadas no meio de campo, errou passes e sentiu a falta de entrosamento com Walter. Principal cobrador nas bolas paradas, conseguiu fazer apenas uma boa cobrança de falta que parou na defesa de Luiz.
Guerreiro
Otávio
Fez o gol da vitória e saiu como o herói rubro-negro na estreia da grama sintética e no jogo que marcou o novo recorde de público da Arena da Baixada. Consistente, o volante está se adaptando a nova função de jogar mais adiantado.
Gols
2º tempo
1 x 0 (41 min) – André Lima ajeitou para Otávio, que na entrada da área soltou o pé. O goleiro Luiz chegou a espalmar o chute mas não conseguiu desviar o trajeto da bola que entrou no alto da meta do Criciúma.
Chave do jogo
Volume de jogo do time da casa. O Atlético foi superior ao adversário, principalmente na primeira etapa, com Walter participando intensamente do jogo. No segundo tempo, o ritmo caiu, mas o gol de Otávio deu a vitória merecida ao Furacão.
Cartões
Amarelos: Deivid (CAP); Ezequiel, Raphael Silva, Diego Giaretta e Douglas Moreira (CRI)
Próximos jogos:
Atlético: Paraná (fora); Foz do Iguaçu (casa); Londrina (fora)
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”