• Carregando...
Visão geral do painel com o sorteio da Sul-Americana: clubes brasileiros entram na segunda fase, mas ainda não sabem quem enfrentam. | Andrés Cristaldo/EFE
Visão geral do painel com o sorteio da Sul-Americana: clubes brasileiros entram na segunda fase, mas ainda não sabem quem enfrentam.| Foto: Andrés Cristaldo/EFE

A Conmebol sorteou na noite desta quinta-feira (16) os grupos da Copa Sul-Americana de 2015. Mas, como tem sido comum nos últimos anos, somente após a definição das oitavas de final da Copa do Brasil, na próxima semana, serão definidos os representantes do país e o emparelhamento da fase nacional do torneio.

Quatro times brasileiros já têm vaga assegurada: Atlético, Goiás, Chapecoense e Brasília. Os três primeiros, eliminados da Copa do Brasil e ranqueados com base na classificação do Campeonato Brasileiro de 2014. O último, classificado por ser campeão da Copa Verde.

Até o momento, o Furacão seria o Brasil 1 – time fora das oitavas da Copa do Brasil com melhor ranking no Brasileirão do ano passado. Nesta posição, o adversário rubro-negro seria o Brasília, definido como Brasil 8.

No entanto, o Atlético vira Brasil 2 se o Grêmio for eliminado da Copa do Brasil. O time gaúcho perdeu para o Criciúma o jogo de ida da quarta fase em casa, por 1 a 0. Precisa ganhar por dois gols no interior catarinense para avançar às oitavas de final.

Como Brasil 2, o Atlético teria pela frente o Brasil 7, campeão da Copa do Nordeste, o Ceará. O Vozão, porém, está na Copa do Brasil. Empatou por 0 a 0 com o Tupi em casa e segue adiante em caso de empate com gols ou vitória em Juiz de Fora. Assim, teria direito a seguir na Copa do Brasil e à vaga na Sul-Americana. Ano passado, o regulamento da Copa do Nordeste obrigava o seu campeão a abrir mão da vaga no torneio continental nessas condições. Este ano, o regulamento é omisso, o que abre precedente para o Ceará pleitear as duas vagas.

Para evitar o problema, o Ceará teria de cair perante do Tupi ou, em caso de classificação, abrir mão da vaga na Sul-Americana. Se for eliminado da Copa do Brasil, o Ceará fica como Brasil 7. Se passar às oitavas de final, mas ainda assim abdicar da vaga continental, passa esse direito ao vice-campeão da Copa do Nordeste, o Bahia.

Coritiba pode entrar na chave

O futebol paranaense ainda pode ter um segundo representante na Sul-Americana, o Coritiba. O Coxa venceu a Ponte Preta por 2 a 1, no Couto Pereira, pela quarta fase da Copa do Brasil. Decide a vaga nas oitavas de final na próxima quarta-feira (22), em Campinas, com a vantagem do empate. Se for eliminado, o Coxa entra na Sul-Americana como Brasil 4 ou 5.

Ao todo, seis equipes brasileiras podem ocupar uma das três vagas na Sul-Americana via eliminação na Copa do Brasil: Grêmio, Santos, Sport, Coritiba, Joinville e Ponte Preta. O torneio continental começa dia 11 de agosto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]