A Consultoria BDO divulgou nesta terça-feira (14) um estudo sobre o valor da marca de 23 clubes brasileiros. A principal novidade para os paranaenses foi uma inversão de posições entre a dupla Atletiba. Se em 2012 a marca do Rubro Negro valia R$ 86,9 milhões e a do Alviverde era R$ 83,3 milhões, o estudo de 2013 aponta o Coxa na frente, em 13.º lugar, com R$ 92,4 milhões, enquanto o Furacão passou a ter um valor de marca de R$ 89,1 milhões, em 14.º lugar.
Segundo Pedro Daniel, gestor de esportes da BDO, a mudança no ranking ocorreu principalmente pela ausência da Arena da Baixada, fechada para reforma visando à Copa do Mundo de 2014, e o fato do Atlético ter jogado a Série B no ano passado.
"Com a disputa da Primeira Divisão, o Coritiba teve impacto de mídia, o que reflete nos patrocínios maiores. Além disso, a final da Copa do Brasil também trouxe bastante exposição", explicou.
Para o futuro, o analista vê uma tendência de crescimento para as duas equipes. "No ano passado, a marca do Atlético valorizou mesmo estando na Série B. Com a Arena pronta e a volta para a Série A, a tendência é que este valor aumente", lembra Daniel. "Por outro lado, o fato do Coritiba ter sido campeão estadual novamente e ter repatriado um ídolo valoriza muito a marca. Foi um dos times que mais se valorizou percentualmente desde o retorno da Série B [em 2010]", completa.
O Corinthians, com um valor de marca de R$ 1,1 bilhão, lidera o ranking, seguido pelo Flamengo, com R$ 855,4 milhões, e o São Paulo, com R$ 848,2 milhões. O Palmeiras, quarto colocado, já está bem atrás, com um valor estimado em 496,4 milhões. Internacional, Santos, Grêmio, Vasco, Atlético-MG, Cruzeiro, Fluminense e Botafogo vem na sequência. O último está R$ 31,8 milhões à frente do Coritiba.
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