O Atlético abriu o Brasileiro tomando uma goleada de 4 a 0 para o Palmeiras. Foi só um susto. Após 27 rodadas, o Furacão ostenta a defesa menos vazada da disputa, com 23 gols sofridos, média de 0,85 por partida.
A zaga atleticana tem também o melhor desempenho do Furacão na Série A desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos, em 2003. No mesmo período, em 12 edições disputadas somente 11 equipes foram superiores na mesma altura da competição.
O Rubro-Negro também pode se orgulhar de outra marca significativa. Em 11 das 27 partidas não tomou gol, sendo nove na Baixada.
Até então, os mais escalados pelo técnico Paulo Autuori na linha defensiva são o goleiro Weverton, o lateral-direito Léo, os zagueiros Paulo André e Thiago Heleno, e o lateral-esquerdo Sidcley. Entretanto, os cinco atuaram juntos em apenas cinco jogos, por causa de suspensões, lesões e desgaste físico.
“Nossa zaga está sincronizada nos movimentos e sempre defendemos com uma linha de quatro na defesa. Mesmo quem está entrando consegue manter o padrão”, elogia Paulo Autuori.
É com base neste desempenho que a diretoria corre para renovar o contrato da dupla Paulo André e Thiago Heleno. Os dois têm vínculo com o clube somente até o final do ano e prioridade é a e permanência de Heleno.
Ídolo da torcida rubro-negra, o General, como ficou conhecido, disputou 41 partidas na temporada, todas como titular. No último jogo contra a Ponte Preta, marcou dois gols e escutou o pedindo das arquibancadas para que fique no Furacão em 2017.
O Atlético está na 6ª posição com 42 pontos, três atrás do G4. Na próxima rodada, o Furacão terá o confronto direto contra o Santos, o 4º na classificação, com 45 pontos. O duelo será sábado (1), às 16 horas, na Vila Belmiro.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”