• Carregando...
Com Gustavo, Atlético sofreu nove gols em nove jogos | Antonio More/ Gazeta do Povo
Com Gustavo, Atlético sofreu nove gols em nove jogos| Foto: Antonio More/ Gazeta do Povo

A contratação de um defensor experiente, pedida abertamente por diferentes técnicos durante a temporada, começa a mostrar resultados concretos no Atlético. Em pouco mais de um mês como titular, o zagueiro Gustavo, de 32 anos, ajudou a diminuir consideravelmente a média de gols sofrido pelo time no Brasileiro. Hoje, às 19h30, contra o Criciúma, fora de casa, a tarefa é manter a regularidade contra um adversário que marcou seis vezes nos últimos dois duelos no Heriberto Hülse.

Confira as escalações de Criciúma e Atlético

Desde a estreia do veterano, na 21.ª rodada, contra o Vitória, a defesa do Furacão foi vazada nove vezes em nove jogos. Enquanto não contava com o jogador, que chegou sem custo ao CT do Caju no início de setembro, foram 27 bolas na rede em 20 partidas.

Uma evolução que se reflete principalmente nas atuações do zagueiro Cleberson, de 22 anos, que vinha sendo muito criticado pela torcida, mas melhorou ao lado novo parceiro. "Minha experiência ajuda, já que meus companheiros são mais jovens, mas todos os jogadores estão se esforçando para evoluir a cada rodada", frisa Gustavo, que, assim como o técnico Claudinei Oliveira, defendia o rival Paraná antes de trocar a Vila Capanema pela Arena da Baixada.

Confira a classificação da Série A do Brasileirão

Quando o camisa 3 chegou ao Atlético, a equipe estava em seu pior momento defensivo no Nacional. Ao lado do Vitória, tinha o pior índice de gols sofridos, com 27. Titular em todos os duelos desde então, o clube ganhou quatro posições no ranking das defesas e, nesse período, se tornou o quinto menos vazado do campeonato, atrás apenas de Grêmio (3), Santos, Goiás e Chapecoense (8).

Mas a meta não para por aí. "O sistema defensivo tem se comportado bem e isso é fruto de um trabalho intenso de toda a comissão técnica. Ainda não é o ideal, pois queremos melhorar cada vez mais", lembra o zagueiro.

Contra o Tigre, Gustavo tem a difícil missão de ajudar o Rubro-Negro a não levar gol fora de casa – situação que ainda não ocorreu em 14 jogos como visitante. Para dificultar a tarefa, os catarinenses têm um ótimo retrospecto recente diante da torcida. Nos últimos dois jogos, derrotaram o Galo por 3 a 1 e o Santos por 3 a 0.

Apesar de a defesa não ter passado em branco no último domingo, a atuação contra o Flamengo é vista como um modelo a ser seguido, especialmente por reduzir as chances do adversário. Foram apenas três finalizações corretas contra a meta do goleiro Weverton.

"Foi uma apresentação muito consistente. Queremos manter essa sequência para subirmos ainda mais na tabela", fecha Gustavo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]