No confronto direto por uma vaga na Libertadores, melhor para o Grêmio. Em um primeiro tempo irreconhecível do Furacão, o time gaúcho fez 1 a 0, com Riveros, e conseguiu segurar a vitória na etapa final. Com o resultado, o Atlético segue no G4 pela décima rodada seguida, mas agora está quatro pontos atrás do Grêmio, o vice-líder.
No jogo na Arena Grêmio, o Atlético teve dois jogadores expulsos, o zagueiro Luiz Alberto e o lateral esquerdo Pedro Botelho, que viram desfalques para o Atletiba de domingo. No time gremista Vargas também foi expulso. Foi a segunda derrota seguida do Furacão.
O jogo
Em um primeiro tempo em que o Atlético sentiu a falta do atacante Marcelo, suspenso, a pressão foi na maioria do tempo dos donos da casa. O Furacão não conseguia aproveitar os contra-ataques e abusava dos chutes longos, perdendo a bola com facilidade para o adversário.
O Grêmio pressionou e exigiu pelo menos duas boas defesas do goleiro Weverton. Aos 43 minutos do primeiro tempo, Riveros fez boa jogada pela esquerda e tocou por cobertura na saída do goleiro atleticano, abrindo o placar do confronto.
No segundo tempo, com Roger no lugar de Dellatorre, o Atlético voltou mais organizado e logo no início teve uma boa chance com Éderson. O artilheiro do Brasileiro recebeu um bom lançamento, driblou o goleiro Dida, mas o zagueiro Rhodolfo tirou quase em cima da linha.
Mas o Furacão não se abateu e pressionou o adversário, com um futebol completamente diferente do primeiro tempo. Porém, aos 24 minutos, Luiz Alberto deixou o pé nas costas de Kléber e acabou expulso. Quatro minutos depois Vargas também foi expulso, mas nesta hora o Furacão já estava desorganizado e não conseguiu se recuperar. Aos 39, Pedro Botelho também foi expulso.