O Estádio Hernando Siles, local onde o Atlético irá decidir a classificação às oitavas de final da Libertadores contra o The Strongest, chama a atenção por não ser só um lugar dedicado ao futebol. A pista de atletismo da praça esportiva em La Paz é intensamente frequentada por corredores bolivianos.
Nesta terça-feira, véspera do jogo do Furacão, a reportagem esteve no local, que é cercado por morros, como toda a cidade. As arquibancadas, todas com cadeiras sem encosto, ainda estavam sendo limpas após a rodada de fim de semana do campeonato nacional. Mas o que mais chamou a atenção foi a presença de pelo menos 40 pessoas fazendo atividades físicas em torno do gramado.
Lá estavam atletas, crianças e idosos que pagam uma taxa de cerca de R$ 15 por ano para poder usar a pista. O estádio pertence ao governo do estado de La Paz.
"Aqui conseguimos fazer bons treinamentos para longas distâncias, mas, por causa da altitude, precisamos ir para outra cidade quando temos que treinar velocidade", relata a maratonista Sonia Calizaya. "Temos bons resultados na marcha atlética porque treinamos aqui", diz o treinador Ariel Quispe Calizaya.
Os dois trabalhavam profissionalmente nesta terça-feira enquanto ao mesmo tempo um casal de idosos se exercitava perto do gramado. Irma Castillo, 58 anos, e Julio Fernandes Luna, 67, contaram que caminham em volta do campo três vezes por semana. "É bom para baixar o peso e manter a saúde", resumiu o marido. "É a melhor diversão que tem", acrescentou a esposa.
Recomendações
Para os torcedores rubro-negros que forem ao estádio, fica a recomendação para que evitem subir muito rápido as escadarias das arquibancadas. A altitude de 3660 metros de La Paz logo mostra os seus efeitos, com o coração disparando como se você tivesse acabado de correr.
Dentro do estádio, dependendo do setor onde o torcedor estiver, é possível fazer uma prece para ajudar o clube do coração. Atrás de uma das arquibancadas, perto dos bares, há um pequeno altar para a "Virgem de Copacabana", padroeira dos vendedores, artesãos e fornecedores.
Estádio Hernando Siles
Deixe sua opinião