O flamenguista Chicão jogará na sobra no sistema de três zagueiros adotado pelo time carioca| Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo

3 zagueiros no Fla

Em situação preocupante, o Flamengo volta à disputa do Brasileiro em busca de uma vitória para reagir no campeonato e deixar a vice-lanterna – tem apenas sete pontos. Para mudar o clima na equipe, que não vence há seis partidas, o clube aposta na chegada do argentino Canteros, único contratado durante a pausa para o Mundial. O ex-jogador do Vélez Sarsfield, porém, deve começar na reserva. Ney Franco escala o time com três zagueiros: Wallace, Chicão e Samir.

CARREGANDO :)

Defesa sólida e um porcentual alto de acerto nos passes devem ser as principais características do Atlético no retorno ao Brasileirão. Pelo menos é o que a passagem de Doriva pelo Ituano no Paulistão deste ano sugere. Contra o Flamengo, hoje, às 22 horas, no estádio Moacyrzão, em Macaé (RJ), o torcedor começará a avaliar o desempenho da equipe com o novo treinador. O Rubro-Negro está na 12.ª posição com 13 pontos.

Publicidade

INFOGRÁFICO: Confira as escalações de Flamengo e Atlético

No clube paulista ele conseguiu que seus jogadores mantivessem uma média de 289 passes certos por jogo, 27% a mais que a média do Furacão nas primeiras nove rodadas, quando iniciou a parada da Copa do Mundo. "A equipe tem de se adaptar às minhas exigências. Estou passando no dia a dia aquilo que pode fazer com que eles fiquem melhores", afirmou o treinador atleticano à TV CAP durante a semana.

Além dos passes, a defesa é um ponto de referência para o treinador. No Ituano, eram quatro defensores, mas com laterais que também chegavam. No Atlético, Sueliton e Lucas Olaza devem avançar menos do que a primeira parte do campeonato.

No Paulistão, o Ituano teve a melhor defesa da competição com 11 gols. Os passes rápidos e as saídas em velocidade para o ataque, no entanto, resultavam, por vezes, em uma posse de bola menor do que a do adversário. "Eu gosto de uma equipe aguerrida, com velocidade nas transições, que não desiste nunca", comentou Doriva no site do Atlético. Com isso, os volantes, além de desarmar, também precisam criar.

"[Os jogadores] são jovens e leva um tempinho para se adaptar. E a gente já viu muita coisa boa nesses jogos-treino. Espero que consigam reproduzir esse tipo de performance na competição", disse o treinador à emissora do clube.

Publicidade

Apesar de ter a escalação titular definida, o Atlético mantém o mistério sobre quem deverá ser titular na partida contra o Flamengo. As principais dúvidas estão no gol, entre Weverton e Santos e, no meio entre João Paulo e Derley. "Não levo dúvida [para o Rio]. Estou aguardando, mas já tenho o time definido e a gente espera poder contar com 100% da equipe para estrear bem", ressaltou Doriva.

No ataque, deve seguir a dupla Douglas Coutinho e Éderson. O primeiro recomeça o Brasileiro após um hat-trick contra o Figueirense em Florianópolis. Todos os 12 gols do Atlético até agora foram marcados de dentro da área adversária. Essa característica, ao menos, se assemelha ao Ituano, campeão paulista com 55% dos gols feitos desta forma.