O zagueiro Danilo, da Udinese, da Itália, foi condenado pela Justiça paulista por ofensa racista contra o também zagueiro Manoel, do Atlético, em 2010. No dia 15 de abril daquele ano, em partida válida pela Copa do Brasil, no Parque Antarctica, Danilo, então jogando pelo Palmeiras, chamou o jogador atleticano de "macaco" após uma discussão em campo.
Pela decisão da 18ª Vara Criminal de São Paulo, do dia 19 de dezembro de 2012, Danilo foi condenado por injúria qualificada. A pena é de um ano de detenção em regime aberto, além de dez dias de multa no valor de quatro salários mínimos.
Entrentanto, a juíza do processo, Teresa de Almeida Ribeiro Magalhães, transformou a pena em prestação pecuniária no valor de 500 salários mínimos (o equivalente a R$ 339 mil) a uma entidade beneficente. Danilo ainda pode recorrer da sentença.
No primeiro tempo daquela partida, Manoel acertou uma cabeçada em Danilo, que revidou cuspindo no jogador atleticano. No segundo tempo, Paulo Baier foi expulso após cometer falta em Danilo. No chão, o então palmeirense disse que levou um pisão de Manoel.
Após uma cobrança de escanteio do Atlético, Danilo voltou a se desentender com Manoel e o chamou de macaco. À época, a ofensa chegou a ser registrada pelas equipes de televisão e mostrada em programas de esportes.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Teólogo pró-Lula sugere que igrejas agradeçam a Deus pelo “livramento do golpe”
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”