A Justiça concedeu liminar para a equipe de jornalistas da Gazeta do Povo entrar na Arena da Baixada na noite desta quarta-feira (3) para a cobertura do jogo entre Atlético e América-RN, na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O confronto marca o retorno da torcida após 1.004 dias afastada para as obras da Copa do Mundo e por punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Siga em tempo real Atlético x América-RN
A reportagem da Gazeta, assim como outros veículos da imprensa, havia sido barrada por decisão da diretoria do Atlético.
A diretoria rubro-negra havia decidido impedir a entrada de equipes de reportagem de sites e jornais no jogo entre o Rubro Negro e América-RN. Credenciais foram concedidas somente a veículos que detêm direitos de transmissão da Copa do Brasil: as televisões ESPN, Fox, Globo, Sportv e o site Globoesporte.com.
A equipe da Gazeta esperou a chegada do oficial de Justiça que portava a liminar para entrar no estádio, o que aconteceu com 23 minutos de jogo.
Decisão
O juiz Victor Schmidt Figueira dos Santos, da 6ª Vara Cível de Curitiba, baseou-se na Lei Pelé, na liberdade de comunicação (art. 220 da Constituição Federal) e na liberdade de expressão (art. 5° da Constituição) para conceder a liminar.
No documento, o juiz diz que o clube viola as leis mencionadas e que, dessa forma, "está a impedir, injustificadamente, o acesso das requerentes (Gazeta do Povo) ao seu estádio em que será realizada a partida de futebol". Ainda de acordo com o magistrado, a permissão de entrada para jornalistas de outros veículos da mídia "contraria o princípio da igualdade, expressamente elencado no art. 5° das CF (Constituição Federal)".
O magistrado ainda levou em conta a alegação dos advogados da Gazeta do Povo sobre a reincidência do Atlético em impedir a entrada das equipes de reportagem do jornal na cobertura dos jogos do clube na Arena da Baixada.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais