Convocados na última segunda-feira (20), os meias atacantes Marcos Guilherme e Nathan, do Atlético, foram desconvocados da seleção sub-21 para a disputa de um torneio na China entre 8 e 18 de novembro. A decisão foi tomada pelo técnico Alexandre Gallo que, seguindo recomendação da CBF também para a equipe principal, não irá desfalcar as equipes nacionais na reta final do Brasileiro.
A medida é boa para o Atlético. Com a decisão da CBF, a dupla não desfalcará o Furacão nas partidas contra Botafogo, Sport e Santos.
Na vitória sobre o Criciúma na última quarta-feira (22), Marcos Guilherme foi um dos destaques. Foi o meia quem puxou o contra-ataque que deu origem ao gol da vitória, de Cléo, recuperando um pouco da moral com a torcida rubro-negra.
Marcos Guilherme vinha sendo criticado pela torcida, mas no jogo em Santa Catarina recuperou parte do prestígio, arrancando elogios do técnico Claudinei Oliveira.
A mudança de Gallo beneficiou principalmente clubes como Santos e Atlético-MG, que estão disputando as semifinais da Copa do Brasil e perderiam Gabriel e Carlos, respectivamente, e o Vasco, que briga pelo acesso à Série A e perderia o atacante Thalles.
Durante a coletiva da seleção principal, o coordenador-geral Gilmar Rinaldi já havia antecipado que a lista de Gallo seria modificada. "Houve esta preocupação (de ouvir os clubes). A gente teve uma reunião e o Gallo está tomando providências. A prioridade é que os clubes façam seus campeonatos, por isso o Gallo vai fazer uma reconvocação", disse.
Pouco depois, foi a vez do técnico da seleção olímpica revelar, em uma rede social, que faria ampla mudança em sua lista. "Em reunião ontem (quarta) na CBF e seguindo a mesma linha de trabalho da seleção principal, todos atletas que jogam no Brasil estão desconvocados", publicou Gallo.
Com isso, a lista mudou quase que na íntegra. Dos 23 convocados, apenas Lucas Evangelista, da Udinese, e Danilo, do Braga, permaneceram. Ainda assim, um atleta que atua no Brasil - o goleiro Jacson, da base do Inter - está na nova lista.
Confira a lista de convocados da seleção olímpica:
Goleiros - Ederson (Rio Ave) e Jacsson (Internacional);Zagueiros - Wallace (Monaco), Dória (Olympique de Marselha), Eli Rodrigo (Avelino) e Dudu (Kashiwa Reysol);Laterais - Fabinho (Monaco), Maicon (Livorno), Wendell (Bayer Leverkusen) e Vinícius (Perugia);
Meio-campistas - Danilo (Braga), Alef (Olympique de Marselha), Filipe Augusto (Valencia), Lucas Evangelista (Udinese), Rafael Alcântara (Barcelona) e Talisca(Benfica);
Atacantes - Kelvin (Porto), Felipe Anderson (Lazio), Wellington Silva (Almería), Rayder Matos (Córdoba), Felipe Gedoz (Bruges) e Vinícius Araújo (Standard Liège).
- Sem Cléo, Claudinei tem três opções para escalar o Atlético
- Claudinei acredita na dedicação do Atlético para superar desfalques
- Atlético fica perto de 'número mágico' para seguir na elite
- Claudinei elogia atuação de Marcos Guilherme em vitória do Atlético
- Marcos Guilherme comemora a volta da boa fase no Atlético
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas