Uma vitória sobre o Náutico amanhã, em Joinville, mantém o Atlético forte na busca por uma vaga na Libertadores de 2014 via Brasileiro sonho possível também caso o Furacão seja campeão da Copa do Brasil, na quarta-feira. Em ambos os caminhos, voltar ao principal campeonato das Américas após nove anos é garantia de retorno financeiro ao Furacão. Segundo especialistas, o Rubro-Negro terá tanto reforço de caixa direto como também com a valorização do elenco.
E os atletas rubro-negros já estão valendo mais. Fernando Ferreira, sócio-diretor da Pluri Consultoria, empresa especializada em estudos sobre futebol, não tem dúvida em cravar: "O elenco do Atlético é o que mais valorizou no campeonato, independentemente da conquista da vaga na Libertadores. Se ainda conseguir, isso dará um adicional".
O destaque nas cifras fica com Marcelo. Sondado pelos principais clubes do eixo Rio-São Paulo, o atacante teve seu valor de mercado quintuplicado. "Ele está entre os mais valiosos em atividade no Brasil. Antes do campeonato valia 1,2 milhão de euros (R$ 3,7 milhões). Hoje, está em 6,7 milhões de euros (R$ 20,7 milhões)", contabiliza Ferreira. "Como ele tem 21 anos, isso ainda vai crescer. Vender por menos de 10 milhões de euros (R$ 31 milhões) é bobagem", acrescenta.
Para o clube, o ganho maior com a vaga na Libertadores será com patrocínio, bilheteria e programa sócio-torcedor. "Isso porque o valor pago em premiação e direito de imagem pela Conmebol, que organiza o campeonato, é uma mixaria, menor do que o Campeonato Paulista", conta Ferreira.
A reportagem apurou que o Atlético-MG arrecadou cerca de R$ 15 milhões em premiação com o título da Libertadores. Dez vezes menos, por exemplo, do que o Bayern de Munique recebeu pela taça da Liga dos Campeões da Europa. O time alemão, que concorre com o Galo no Mundial de Clubes, em dezembro, embolsou R$ 159 milhões.
"Além da maior exposição global, o 32.º colocado da Liga dos Campeões ganha mais que o campeão da Libertadores", lembra o especialista em marketing Amir Somoggi."A Libertadores compensa pelo prestígio que traz, reconhecimento, visibilidade e não pela premiação", explica Ferreira. "Para o Atlético, que terá um estádio novo, poderá utilizar a Libertadores para conseguir valores maiores no aluguel das lojas, no naming rights, nas placas. Isso é uma boa ajuda, principalmente para 2014, já que as grandes empresas estão focadas na Copa do Mundo."
Amir Somoggi concorda que a sonhada vaga, mesmo não sendo via Copa do Brasil, irá colaborar muito com os cofres do clube. "A Libertadores motiva muito o torcedor, que se associa mais, compra mais camisa. Além disso, fortalece a marca do clube na busca de patrocínios", resume, exemplificando alguns dos motivos para essa disputa tão acirrada do Atlético, principalmente com Grêmio, Botafogo e Goiás, e que terá mais um capítulo na 36.ª rodada do Brasileiro, que começa hoje.
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