Após apoiar a mudança do nome de Clube Atlético Paranaense para Club Athlético Paranaense no fim de dezembro, o ex-presidente do clube e atual mandatário do Conselho Deliberativo, Mario Celso Petragalia, agora propõe a criação de um novo mascote rubro-negro. Em sua conta no Twitter, ele propõe um concurso com prêmio em dinheiro para escolher o novo símbolo do torcedor atleticano para substituir o Cartola, o mascote oficial. Segundo Petraglia, o personagem é uma imitação do mascote do Fluminense, que também tem um cartola como símbolo.
ENQUETE: o Atlético precisa de um novo mascote? Vote e opine!
“O que pensam de fazermos um concurso público para o mascote, aberto, para leigos e profissionais da área, com um prêmio em R$ para o vencedor?”, postou o presidente do Deliberativo.
A ideia de Petraglia é de que uma comissão de sócios e conselheiros escolha duas ou três opções do novo personagem para que sejam postas em votação para os sócios - pela publicação no Twitter, torcedores não sócios não teriam direito ao voto.
Como argumento para a mudança, Petraglia disse que, assim como as grandes empresas, o Furacão também precisa modernizar seus símbolos. “As grandes marcas se atualizam e se modernizam!”, postou na mídia social.
Em outro post, Petraglia vai além e diz que um clube que almeja ser campeão mundial tem que ter algo próprio. “Por que não criar algo próprio? Copiar, colar não faz sentido para quem será campeão do mundo!”, afirma o ex-presidente. “Saiam do mais do mesmo! Inovem, criem, somo o clube do século 21! Que pobreza gente, pensar não dói! Pensem!!”, desafia o dirigente em resposta à proposta de um torcedor no Twitter.
- Atlético prorrogou contrato de Douglas Coutinho antes de emprestá-lo ao Cruzeiro
- Técnico do Atlético celebra rápida adaptação de reforços
- Cristóvão garante ter time base do Atlético já definido
- Atlético testa o elenco para 2016 em jogo-treino com o Marcílio Dias
- Atlético quer ter metade de seu elenco formado na base
Petraglia também rechaçou no Twitter a proposta de um torcedor para que o novo mascote seja um diabo, já que a Arena da Baixada é conhecida como Caldeirão do Diabo. “Nem pensar. Precisamos algo do lado positivo, bom, nada de diabo! Precisamos cativar as crianças! Não apavorá-las!”, justifica Petraglia.
Cartola e Furacãozinho
A origem do mascote Cartola no Atlético vem da fundação do clube, em 1924, quando Internacional e América fizeram a fusão. Como as torcidas dos dois times eram mais aristocrática, o Cartola virou o símbolo rubro-negro.
Na primeira gestão de Petraglia no Atlético, nos anos 90, houve a tentativa de se implantar o Furacãozinho como mascote da equipe. O personagem fazia parte da identidade visual implantada pelo dirigente com o argumento de que o clube estava voltando a jogar em casa. O slogan era “Baixada, estou voltando”.
Em 2010, o clube já havia promovido um concurso para a escolha do novo mascote. Na verdade foram mantidos o Cartola e o Furacãozinho, mas com uma nova roupagem.