
O Atlético está em declínio. Em seis rodadas, despencou da liderança para a oitava colocação. A derrota por 2 a 1 para o Fluminense representou o terceiro tropeço seguido do Furacão e foi sacramentada por Fred, personagem do jogo.
Na semana de aniversário do 7 a 1 da Alemanha, a imagem do atacante atônito foi reprisada incansavelmente como outras tantas que simbolizaram o maior desastre do futebol brasileiro. Vilão nacional na Copa do Mundo, o atacante viveu neste domingo (12) um momento de herói para a sua nação: a tricolor. Com um peixinho, aos 48 minutos do segundo tempo, na única chance real que teve, garantiu a vitória do Fluminense em cima do Atlético em plena Arena.
O resultado interrompeu a busca da campanha quase perfeita na Baixada e colocou o Atlético em alerta. Eram cinco vitórias e um empate em seis partidas em Curitiba. Desempenho com grande contribuição de Walter e seus dois gols e três assistências.
Milton Mendes ameniza ‘fritura’ de Edgar Junio

O técnico Milton Mendes fez questão de se solidarizar ao atacante Edgar Junio, após a fritura sofrida na derrota para o Fluminense.
Leia a matéria completaO atacante voltou ao time após suspensão pelo cartão vermelho – o segundo em dois meses. Retorno que animou a torcida com a promessa pessoal de evitar novas baixas e o reforço da braçadeira de capitão. “Foi uma gentileza de alto nível do Wewerton. Ele achou momento de oferecer a faixa. Um gesto extraordinário de camaradagem e solidariedade”, explicou o técnico Milton Mendes.
O Fluminense foi para o jogo embalado pela vitória sobre o Cruzeiro, o pagamento de parte dos salários atrasados durante a semana e o anúncio surpreendente da véspera da mais badalada contratação do Brasileiro: Ronaldinho Gaúcho.
Mas o vice-líder foi dominado pelo Atlético. O Rubro-Negro se impôs com o contra-ataque, assustou o adversário, conseguiu mais volume de jogo, empurrando os cariocas para a defesa e acumulando 62% de posse de bola. “Estamos sofrendo pressão”, reconheceu o lateral-esquerdo Giovanni no intervalo.
Toda a superioridade quase se desfez num susto com um arremate de Marcos Junior, ainda no primeiro minuto do segundo tempo, defendido quase no reflexo por Weverton. Só que aos sete minutos o placar traduziu a mudança de panorama da etapa complementar. Após uma falta em Vilches, Gustavo Scarpa recebeu passe de Fred, entrou na área e abriu o placar. A torcida ficou na bronca porque o árbitro não marcou a infração que deu origem ao lance.
Empurrado pela torcida, que viu seu coro condensado pela tampa fechada do Caldeirão, o Atlético intensificou a busca pelo empate. E conseguiu. Com a colaboração de Walter, que saiu de uma marcação dupla para cruzar na cabeça de Sidcley. O camisa 18 sentiu uma lesão e sua saída minguou a criatividade do Atlético.
O golpe veio já nos acréscimos, com a conclusão de Fred para a sua redenção pessoal e a tristeza da torcida rubro-negra.
Craque
Sidcley
O autor do gol entrou em um momento em que o Atlético estava desorganizado em campo e soube se posicionar dentro da área para fazer o gol de empate no segundo tempo.
Bonde
Edson
O volante do Fluminense esteve muito nervoso em campo e fez uma falta dura em cima do principal articulador do Atlético, Marcos Guilherme, que precisou sair de campo na metade do primeiro tempo.
Guerreiro
Walter
Não é novidade que Walter é o principal jogador do Furacão e, novamente, todas as bolas ofensivas do Atlético passaram pelos pés do camisa 18. Foi justamente ele que fez o cruzamento do gol de empate de Sidcley,
Chave do jogo
O Atlético reclamou muito de uma falta sofrida por Chistián Vilches. O juiz Anderson Daronco mandou o lance seguir e, na sequência, o Flu marcou.
Gols
2º tempo
1x0 (7 min) – Gustavo Scarpa recebe passe de Fred, entra na área e chuta colocado, sem chances para o goleiro.
1x1 (23 min) – Walter cruza a bola e encontra Sidcley que, sem marcação, cabeceia para o gol.
2x1 (48 min) -- Fred aproveita cruzamento de Renato e cabeceia de peixinho.
Cartões
Amarelo: Natanael (Atlético) e Marcos Júnior e Edson (Fluminense).
Suspensos: Natanael.
Próximos jogos
Atlético: Chapecoense (casa), Avaí (fora) e Palmeiras (fora).
Fluminense: Vasco (casa), Chapecoense (fora) e Grêmio (casa).
Deixe sua opinião