Os fatos e as possibilidades criaram para o jogo entre Palmeiras e Atlético, domingo, no Allianz Parque, um clima esquisito. A classificação dos times na tabela e um histórico de brigas judiciais envolvendo o Furacão e o Vitória, clube diretamente interessado na briga contra o rebaixamento, levantaram dúvidas sobre o real interesse do time paranaense em vencer o jogo. Esse cenário de desconfiança, no entanto, não é novidade para as duas equipes.
O "clima de entrega" também existiu na última rodada do Brasileiro de 1996. Um dos jogadores daquele time do Furacão, Paulo Rink, ainda fica bronqueado por ter tido seu caráter questionado na ocasião. "Sempre joguei para ganhar. Quando começa, essa conversa me arrepia até hoje", disse à Gazeta do Povo, sobre a derrota por 2 a 1 para o Criciúma, que culminou com a queda do Fluminense. "Fiquei bravo porque o nosso time não ganhou. Todos falam que foi entregue, mas posso falar por mim. Tenho raiva dessa história até hoje", acrescentou. Naquele ano, o goleiro rubro-negro Ricardo Pinto foi agredido covardemente em confronto com o Tricolor carioca nas Laranjeiras, despertando a ira dos torcedores do Furacão. Por isso, pediram em coro nas arquibancadas que o time garantisse o resultado que derrubaria o Flu.
Para Paulo Rink, os jogadores atuais não poderão dar chance para que ninguém questione seu profissionalismo durante o jogo. "Aconselho os jogadores que vão jogar a não deixarem nenhuma dúvida, senão terão de carregar esse fardo um bom tempo". Os problemas de bastidores, para o ex-jogador, são de responsabilidade da diretoria. "Que vença o melhor".
Se hoje o Vitória está entre os que cobram profissionalismo do Atlético, em 1996 esteve do outro lado. Naquele ano, o Leão fechou a competição contra o Fluminense, que lutava contra a queda com o Bahia. Além de mandar a partida no interior do estado, onde o Flu tinha grande torcida, o Vitória acabou derrotado, complicando o maior rival. As acusações, por consequência, foram de pouco empenho do time.
O Bahia, porém, também venceu. Superou o Flamengo no Maracanã e se garantiu na Série A mesmo sem a "ajuda" do rival. E, com a derrota do Atlético, o Fluminense acabou rebaixado.
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião