O aumento de duas vagas para a Libertadores via Campeonato Brasileiro reforçou a possibilidade de o Atlético conquistar uma classificação para a competição internacional. O G4 do Nacional virou G6 e o Furacão é atualmente o 6º colocado, dentro do grupo de classificados. Saiba tudo sobre a caminhada do Rubro-Negro rumo ao torneio continental.
Por grana e política, cartolas vão estragando a Libertadores
Leia a matéria completaTABELA: Veja a classificação da Série A
Qual o número mágico para o Atlético se garantir no G6?
O número apontado pelo matemático Tristão Garcia para terminar o Brasileirão na 6ª posição é de 61 pontos. Mas o especialista admite a possibilidade da pontuação do G6 ser mais baixa devido ao equilíbrio da competição. Desde 2006, ano em que o Nacional passou a ser disputado com 20 clubes, a média de pontos do 6º colocado é de 58,2.
O Atlético consegue chegar ao número mágico com o aproveitamento atual?
Não. O Atlético tem 42 pontos e 50% de aproveitamento. Para somar mais 19 pontos e chegar aos 61 necessários, o time do técnico Paulo Autuori precisará ter um aproveitamento de 63,3%. Na projeção da campanha com o aproveitamento atual, o Furacão terminaria o Brasileirão com 57 pontos.
Quais os desafios do Atlético nas 10 rodadas finais?
O Rubro-Negro precisa melhorar o seu desempenho fora de casa, de somente 16,7% dos pontos. Restam 10 jogos, sendo cinco na Baixada e outros cinco longe de Curitiba. Mesmo que o Atlético vença todos os adversários na Arena (tem 83,3% de aproveitamento como mandante), somando 15 pontos, ainda terá que conquistar ao menos quatro pontos como forasteiro.
Quem são os principais adversários do Atlético?
O Furacão enfrenta até o fim do Nacional: Chapecoense (casa), Grêmio (fora), Coritiba (casa), América-MG (fora), Cruzeiro (casa), Vitória (fora), Fluminense (fora), Sport (casa), Corinthians (fora) e Flamengo (casa). Os destaques são o clássico contra o Coritiba e a última rodada contra o Flamengo, que luta pelo título da competição.
É possível se classificar para a Libertadores mesmo fora do G6?
Sim. O G6 do Brasileirão pode se transformar em G7 e até G8. Para virar G7 há duas possibilidades. A primeira é a equipe que vencer a Copa do Brasil terminar entre os seis melhores colocados no Brasileiro. E a outra é caso o vencedor da Sul-Americana seja Coritiba ou Chapecoense e esta mesma equipe termine entre os seis primeiros do Nacional. Se as duas coisas acontecerem, o G6 vira G8.
Quais times ainda estão na disputa por título da Copa do Brasil?
As equipes que ainda lutam pela Copa do Brasil e podem mudar o G6 do Brasileirão são: Atlético-MG, Palmeiras, Santos, Grêmio e Corinthians. Cruzeiro e Internacional seguem vivos no mata-mata, mas têm poucas chances no Nacional por estarem na luta contra a degola. Já o Juventude disputa a Terceira Divisão.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Deixe sua opinião