O show do roqueiro britânico Rod Stewart, na última quinta-feira (17), prejudicou o gramado da Arena da Baixada. Nesta quarta-feira (23), o Atlético venceu o Brasília por 1 a 0 em seu estádio pela Sul-Americana e o campo de jogo apresentou várias falhas e irregularidades no piso.
A parte que ficou sob o palco do espetáculo foi totalmente replantada e apresenta coloração diferente do restante do campo. Esta, aliás, é a pior parte do gramado. Quando a bola rolava por ali, no primeiro tempo no ataque do Brasília, ela chegava a quicar ao passar pelo desnível entre o gramado antigo e o gramado replantado.
O gramado da Arena há tempos não apresenta boas condições. Projetado para um padrão Fifa de qualidade, inclusive com o uso de “sol artificial” para compensar a falta de iluminação natural, o campo tem sofrido críticas. O próprio técnico Milton Mendes comentou sobre seu estado.
Momentos antes do da partida contra o Grêmio, na qual o Furacão mandou no Couto Pereira, na última quarta-feira (16), o treinador foi indagado sobre o jogo e as dificuldades esperadas. Respondeu e disparou: “Se bem que o gramado aqui está melhor que o nosso gramado. O nosso não está em boas condições”.
Devido aos problemas recorrentes com o gramado da Arena e os custos de manutenção, o Atlético chegou a enviar um projeto para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a instalação de grama sintética no estádio.