O Atlético encara o Grêmio nesta quarta-feira (30), às 21h50, na Vila Capanema, pela primeira partida das semifinais da Copa do Brasil. Confira os pontos fortes do Tricolor gaúcho, pelos quais o Furacão terá de passar para avançar pela primeira vez à final do torneio que dá vaga na Copa Libertadores.
1 - TRADIÇÃO A diferença de retrospecto entre as equipes na competição é enorme. Enquanto o Tricolor gaúcho ergueu a taça em quatro oportunidades (1989, 1994, 1997 e 2001), o Rubro-Negro nunca chegou tão longe como na atual edição. Além de ter disputado outras três decisões de Copa do Brasil, os gremistas levam outra vantagem: nas dez vezes em que alcançaram a fase semifinal, foram eliminados apenas em três. Palmeiras (1996 e 2012) e Santos (2010) foram os únicos que conseguiram a façanha.
2 - PÊNALTISO Grêmio tem uma arma poderosa caso o confronto seja decidido nas penalidades máximas. Mesmo aos 40 anos de idade, o goleiro Dida mantém acesa a fama de pegador de pênaltis que o consagrou ao longo da carreira. Nas quartas de final do torneio, o camisa 1 parou Danilo, Edenilson e Alexandre Pato para garantir a classificação gaúcha diante do Corinthians. Mas o histórico do arqueiro nas cobranças vai além.
Em 2003, no lendário Estádio Old Trafford, na Inglaterra, o arqueiro defendeu três cobranças e deu o título da Liga dos Campeões ao Milan contra a Juventus. Quatro anos antes, pela semifinal do Brasileiro, Dida foi protagonista contra o São Paulo. No tempo normal, pegou dois pênaltis cobrados por Raí e levou o Timão à decisão do campeonato.
Em 2000, ainda pelo Corinthians, Dida brilhou no Mundial de Clubes. Nas quartas de final, contra o Real Madrid, defendeu uma cobrança de Anelka no tempo normal. Na final, contra o Vasco, o goleiro parou Gilberto na decisão por pênaltis e depois viu Edmundo isolar e dar o título ao time paulista.
3 RECUPERAÇÃO Uma vitória sobre o Atlético seria a melhor maneira para o Grêmio se recuperar da goleada sofrida para o Coritiba, no domingo, pelo Brasileiro. O placar de 4 a 0 ainda está engasgado no Tricolor, que perdeu a vice-liderança do Nacional para o Botafogo.
4 FILAApesar do investimento pesado na montagem do elenco de 2013, o Grêmio vem decepcionando na temporada. Viu o rival Internacional vencer o Gauchão e foi eliminado nas oitavas de final da Libertadores pelo colombiano Independiente Santa Fé.
Pior: o time gaúcho vive um longo jejum de conquistas nacionais. A última foi na própria Copa do Brasil, em 2001. São doze anos sem comemorar, o que aumenta a 'fome' diante do Atlético.
5 CONFRONTO DIRETOGrêmio e Atlético já se enfrentaram duas vezes neste Nacional, mas isso não quer dizer que o resultado do duelo da Copa do Brasil não possa influenciar na campanha do outro no campeonato. Uma eliminação sobre o adversário pode resultar em uma vantagem mental para as últimas rodadas do Brasileiro, ainda mais com Goiás e Vitória colando no G4.
Deixe sua opinião