Faltando apenas duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Atlético busca consolidar a vaga para a Libertadores de 2017. Ao mesmo tempo, o Furacão já inicia o planejamento para a temporada do ano que vem. A começar pelas renovações contratuais e dispensas: cinco titulares têm contratos encerrando no mês que vem:Thiago Heleno, Léo, Paulo André, André Lima e Lucas Fernandes. Confira a situação do elenco rubro-negro.
Quem deve sair
Luan
O atacante de 27 anos foi contratado em agosto, numa tentativa de reforçar o setor ofensivo. Quando esteve em campo, não convenceu. Em seguida, sofreu com seguidas lesões. Seu contrato com o Furacão vai até o fim de 2016. Já o vínculo com o Palmeiras, detentor dos direitos econômicos, vai até o fim de 2017.
Bruno Pereirinha
O português chegou ao Furacão em julho de 2015. Elogiado pela versatilidade — pode atuar nas laterais e no meio de campo — nunca se firmou no clube. Neste Brasileiro, sequer é cogitado pelo técnico Paulo Autuori como opção. Seu contrato com o clube é válido até o julho de 2017, mas um acordo pode selar sua saída antes.
Jorge Fellipe
O zagueiro ex-Madureira foi contratado para a disputa do Brasileiro, mas sequer entrou em campo pelo Atlético. Com contrato terminando em dezembro, não ficará.
Mosquito
O atacante, que já foi considerado uma das grandes promessas do futebol brasileiro, nunca se firmou no clube. Com contrato terminando em dezembro de 2017, é mais um que não deve ficar. Neste Brasileiro, figurou no banco de reservas em alguns jogos, sem nunca entrar em campo.
Quem é dúvida
Weverton
O título olímpico e as convocações para a seleção alteraram o status do jogador. Capitão da equipe, Weverton deve ser cobiçado no mercado. Seu contrato com o Atlético vai até maio de 2018. O Furacão diz que só o negociará por um valor que considerar interessante. Seu empresário, Roberto Gilvaz, já revelou que o arqueiro vem recebendo sondagens.
Hernani
O volante se consolidou no elenco. Aos 22 anos, desperta o interesse de equipes como a Inter de Milão, da Itália. Segundo o site Calciomercato, o Furacão rejeitou no início do ano uma proposta do Mônaco pelo atleta no valor de 3,5 milhões de euros. O mesmo site diz que o Atlético pede cerca de 6 milhões de euros pelo jogador, cerca de R$ 21 milhões. Seu contrato na Baixada vai até 2019.
Otávio
Outro jovem talento do Atlético que vem gerando cobiça no mercado europeu. Aos 22 anos, Otávio é titular absoluto do time comandado por Paulo Autuori e tem vínculo com o Furacão até 2019. Assim como Hernani, vem sendo monitorado por clubes italianos, além do leste europeu. Também já despertou interesse de Corinthians e Flamengo.
Marcos Guilherme
O meia ainda não se consolidou no Atlético. Após surgir como uma das principais revelações recentes do clube, o jovem de 21 anos vem sendo criticado pela torcida e permanece a maior parte do tempo no banco de reservas. Seu contrato vai até 2019, mas uma saída poderia ser benéfica para clube e jogador. Neste ano, recebeu sondagens do Santos.
Quem deve ficar
Thiago Heleno
Com contrato terminando em dezembro deste ano, a permanência do defensor é uma das prioridades do Atlético para o ano que vem. Thiago Heleno se consolidou como pilar da defesa rubro-negra, a menos vazada do Campeonato Brasileiro. Os direitos do atleta pertencem ao Deportivo Maldonado, do Uruguai, que chegou a pedir R$ 10 milhões pela venda de Thiago. Clubes e jogador buscam um acordo.
Léo
O lateral-direito está emprestado pelo Flamengo até dezembro deste ano. Seu contrato com os cariocas, por sua vez, termina no final de 2017. Titular do Furacão, a permanência de Léo na equipe passa por uma negociação com o Flamengo.
André Lima Experiente, o atacante chegou ao clube no início do ano. A princípio, para servir de opção para o atacante Walter, hoje no Goiás. Aos poucos, André foi consolidando seu espaço no time titular e é atualmente o artilheiro atleticano do ano, com 14 gols. Seu contrato com o Furacão termina em dezembro deste ano, mas com opção de renovação para 2017.
Paulo André
Companheiro de zaga de Thiago Heleno, o defensor também tem contrato terminando no final do ano. Paulo André está emprestado pelo Cruzeiro até dezembro, quando também se encerra seu contrato com a equipe mineira. Logo, o experiente zagueiro ficará livre no mercado para negociar e já indicou vontade de permanecer na Baixada.
Lucas Fernandes
O atacante chegou ao clube em julho, após defender o Avaí na Série B. Pouco badalado, Lucas Fernandes conquistou a confiança do técnico Paulo Autuori e virou nome importante na equipe. Seus direitos econômicos pertencem ao Fluminense, que o emprestou ao Furacão até o fim de 2016. O Atlético tem a opção de compra do jogador.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião