Marco Damasceno será um dos principais jogadores do Atlético no Paranaense 2015| Foto: Brunno Covello / Gazeta do Povo

O Atlético vai disputar o Campeonato Paranaense de 2015 com os garotos que representaram o Rubro-Negro na Copa do Brasil sub-20 deste ano, reforçados por atletas que tiveram pouco espaço no time de cima na atual temporada. Pela política atual do clube, o Estadual servirá de laboratório para revelar jogadores para o plantel principal, que usará os primeiros meses do ano apenas treinando para as competições nacionais – o Brasileiro e a Copa do Brasil.

CARREGANDO :)

A estratégia de não usar força máxima no Paranaense, adotada nos últimos três anos, terá como novidade a não contratação de um técnico específico para o grupo. Em 2014, o sérvio Dejan Petkovic foi o responsável pela prancheta do chamado time Sub-23, que acabou eliminado na semifinal pelo Londrina. Para o ano que vem, Marcelo Vilhena, treinador que comandou o Furacão na Copa do Brasil Sub-20, herdará a missão. No torneio mata-mata disputado pelos garotos neste ano, Vilhena chegou às quartas de final. Caiu diante do Vitória, finalista da competição.

No gol, Lucas Macanhan foi o nome durante a disputa da competição sub-20, mas o favorito para assumir a camisa de titular é Rodolfo. No Estadual do ano passado, o arqueiro de 22 anos vestiu a braçadeira de capitão, sendo um dos líderes do grupo.

Publicidade

Nas laterais, Breno e Nicolas terminam 2014 como esperanças para os lados direito e esquerdo, respectivamente. A aposta na zaga é Rafael Zuchi. O jogador de 20 anos já integrou o grupo principal, mas não teve oportunidades. Na Copa do Brasil sub-20, seu companheiro na defesa foi Gerson.

Ex-titular do Furacão no Brasileiro e na Libertadores, o volante Otávio é uma das referências para a nova edição do Sub-23 – caso não seja aproveitado por Claudinei Oliveira na equipe principal. Ao lado dele, um atleta que chegou com cartaz no ano passado. Jonatan Lucca, com 20 anos, surgiu no Internacional e teve passagem pela Roma. Da equipe do sub-20, Victor Feitosa, que atuou durante toda a Copa do Brasil e também joga como zagueiro, deve ganhar uma chance. No setor de criação, Bruno Mota e Matheus Rossetto são os principais jogadores da equipe de base.

O ataque terá como referência o jovem Marco Damasceno. O jogador de 18 anos foi o grande nome da disputa da Copa do Brasil sub-20, e ganhou chances no time principal. Tido como uma das joias das categorias de base rubro-negras, Marco deve comandar o setor ofensivo do Furacão no Estadual.

Entre os outros garotos das categorias de base, Crysan e Juninho são outros jovens valores que tendem a ganhar espaço. Dominic já teve chances no último Paranaense, mas não correspondeu, enquanto uma possível surpresa é Olávio.

O objetivo principal dos garotos é convencer Claudinei Oliveira – conhecido pelo bom aproveitamento de jovens promessas – de que podem contribuir com o elenco principal. Caso isso não aconteça, terão uma nova oportunidade de cavar espaço no Estadual. O calendário 2015 do Paranaense prevê uma competição Sub-23, a Taça FPF, a partir de junho. Quem não subir, deve entrar em campo nessa disputa também.

Publicidade
Veja também
  • Destaques têm futuro incerto no Atlético
  • 6 promessas de fim de ano de Petraglia para o Atlético
  • Claudinei quer Atlético no estilo Barcelona em 2015
  • Do sub-23 à Europa: relembre a curta trajetória de Douglas Coutinho no Atlético