O Atlético está fora da Copa do Brasil. Desclassificação dramática diante do Grêmio, na derrota por 4 a 3, após 16 cobranças de pênalti em Porto Alegre – foram nove desperdiçadas. No tempo normal, o Furacão venceu por 1 a 0, gol de André Lima – placar para o Tricolor no duelo de ida, na Baixada.
Jornada emocionante nos tiros livres diretos que teve Weverton como protagonista. O camisa 12 conseguiu sair do duelo como herói e vilão. Foi o salvador ao barrar três cobranças, de Wallace, Luan, que se marcasse decidia o confronto, e Douglas.
O medalhista de ouro olímpico, entretanto, quis mais. E aí, acabou queimado. Após Kannemann chutar para fora, bastava Juninho marcar para o Rubro-Negro passar de fase. Weverton pediu para cobrar. Seria a consagração, mas o arqueiro viu o colega de meta Marcelo Grohe espalmar.
Mais tarde, Guilherme fez para os donos da casa e Paulo André perdeu para os visitantes, selando o resultado. No Furacão, apenas Thiago Heleno, Hernani e Marcos Guilherme mandaram para as redes. João Pedro, Otávio e Zé Ivaldo também erraram.
No tempo normal, o Rubro-Negro fez partida segura. Sofreu uma pressão inicial e viu Henrique Almeida perder gol claro. Depois, avançou e alcançou o gol com André Lima aos 29/1.º. Hernani chutou, Marcelo Grohe espalmou e o atacante pegou o rebote.
Em crise, e com a estreia do técnico Renato Gaúcho, o Grêmio tentou sufocar o Furacão na etapa final. Sem sucesso. Criou duas boas oportunidades. Uma delas Guilherme chutou e Weverton defendeu. E na outra Luan chutou para fora. Mas foi só.
LANCE A LANCE: Veja como foi Grêmio x Atlético
CURTA a página Atlético, conhecemos teu valor no Facebook
Com o resultado, o time do técnico Paulo Autuori passa a se concentrar apenas no Brasileiro, disputa que ocupa a 7.ª colocação, com 39 pontos. O Atlético tinha planos de fazer uma boa campanha no torneio mata-mata, competição que foi vice-campeão em 2013, batido pelo Flamengo na decisão.
Com o revés nas penalidades, o Furacão fica ainda com o gosto amargo da derrota mesmo após ter, finalmente, triunfado longe de Curitiba. A equipe estava a 73 dias sem uma vitória como visitante.
A última havia sido sobre o Cruzeiro, por 3 a 0, dia 11 de julho. Desde então, cinco jogos e cinco derrotas.
Confira quem foram os destaques da partida:
Craque
Thiago Heleno
Seguro na zaga, comandou novamente o sistema defensivo rubro-negro. Na sua cobrança de pênalti, converteu soltando o pé no meio do gol.
Bonde
Henrique Almeida
O atacante perdeu um gol inacreditável no primeiro lance da partida, quando ficou cara a cara com Weverton e chutou para fora. Aos ser substituído no segundo tempo, foi xingado pelos torcedores gremistas e mostrou o dedo do meio como resposta.
Guerreiro
André Lima
André Lima quebrou um jejum de 11 partidas sem balançar as redes e logo contra o seu ex-clube. O atacante de 31 anos marcou seu 13º gol no ano, lutou muito durante a partida e foi substituído depois de sentir dores no joelho.
Gols
1º tempo
0 x 1 (29 min) – Hernani arriscou o chute no meio do gol, Marcelo Grohe bateu roupa e soltou nos pés de André Lima. O atacante chegou dividindo com a marcação e só empurrou a bola quase na linha do gol.
Chave do jogo
16 cobranças de pênaltis e quase o Furacão avançou. Em uma disputa maluca nas penalidades, em que o goleiro Weverton pegou três cobranças e perdeu uma, o Grêmio se classificou para as quartas de final.
Cartões
Amarelo: Henrique Almeida (Grêmio)
Próximos jogos:
Grêmio: Chapecoense (casa); Cruzeiro (fora); Vitória (fora)
Atlético: Ponte Preta (casa); Santos (fora); Chapecoense (casa)
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Deixe sua opinião