Barcelona e Real Madrid disputarão à distância o título do Campeonato Espanhol na última rodada, no próximo fim de semana, enquanto o Atlético de Madrid disse adeus ao sonho da taça ao perder para o lanterna e já rebaixado Levante, neste domingo pela 37ª rodada.
Após golear o Espanyol por 5 a 0 no dérbi da Catalunha, o Barça chega à última rodada com vantagem de um ponto sobre o Real Madrid e só dependerá de si mesmo contra o Granada.
O Real, que suou para vencer o Valencia por 3 a 2, terá que torcer por um tropeço do Barcelona e ganhar fora de casa contra o La Coruña.
Neste domingo, o líder Barcelona passeou em campo contra um Espanyol que aguentou a pressão até o intervalo, quando só perdia por 1 a 0.
Lionel Messi, em cobrança de falta, abriu o placar logo aos 7 minutos de jogo, mas, no segundo tempo, a avalanche de gols catalães chegou em força com dois gols do uruguaio Luis Suárez, aos 6 e 15 minutos, e dos brasileiros Rafinha, aos 28 e Neymar, aos 37.
O Real Madrid venceu com dois gols do português Cristiano Ronaldo (25 e 58) e outro do francês Karim Benzema (41), mas precisou de atenção até o último minuto para não perder valiosos pontos, já que o Valencia se aproximou no placar com Rodrigo (54) e o português André Gomez (80).
A partida no Estádio Bernabéu serviu também para homenagear o zagueiro Álvaro Arbeloa, que deixará o clube madrilenho ao fim da temporada.
Tropeço do Atlético
Quem acabou saindo da disputa pelo título foi o Atlético de Madri, finalista da Liga dos Campeões, surpreendentemente derrotado pelo lanterninha Levante.
A equipe ‘colchonera’ chegou a abrir o placar logo aos 2 minutos de jogo com Fernando Torres, mas o Levante virou, primeiro com Víctor Casadesús (30) e em seguida com o italiano Giuseppe Rossi, nos acréscimos.
O Atlético se afastou a três pontos do Barcelona, mas leva desvantagem em todos os critérios de desempate e não pode mais superar o time catalão.
Rebaixamento
Numa rodada em que todas as partidas foram disputada na mesma hora, os holofotes também apontaram para a briga contra o rebaixamento.
O La Coruña (13º) e o Granada (16º), adversários de Real Madrid e Barcelona na última rodada, alcançaram a permanência matemática na 1ª divisão ao vencer Villarreal (2-0) e Sevilla (4-1), assim como o Espanyol (15º), apesar de goleado no dérbi catalão.
Com isso, Rayo Vallecano, com 35 pontos após ser derrotado pela Real Sociedad (2-1), Sporting e Getafe, que empataram entre si (1-1), chegarão à última rodada brigando para fugir do rebaixamento, sendo que dois deles estarão na 2ª divisão na próxima temporada.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp