Não foi uma atuação primorosa, como nos tempos de Pep Guardiola, mas o Barcelona fez o suficiente, neste sábado (22), para ganhar mais uma vez pelo Campeonato Espanhol.
No sufoco, com gols apenas nos minutos finais para desespero de mais de 74 mil torcedores no estádio Camp Nou, o time da Catalunha derrotou o Granada por 2 a 0 e se manteve na liderança isolada com 100% de aproveitamento após cinco rodadas.
Como sempre acontece, o Barcelona teve muito mais posse de bola que o adversário. Mas a bola não chegava com perfeição ao gol do Granada e o tempo ia passando. Com chances e chances desperdiçadas, o gol só saiu aos 42 minutos do segundo tempo.
Após jogada de Daniel Alves pela direita, a bola foi cruzada para área e tirada pela zaga. Mas ela caiu nos pés de Xavi, na entrada da área, que acertou um belo chute no ângulo direito do goleiro Tono.
Com a vantagem no placar, a tranquilidade chegou ao Barcelona. E assim o segundo e derradeiro gol aconteceu já nos acréscimos, aos 47 minutos. Após escanteio da esquerda, Messi fez jogada pela lateral da área e cruzou forte e rasteiro na pequena área. Afoito para tirar a bola, o zagueiro Borja Gómez acabou marcado gol contra.
Outros jogos
Na briga pelas primeiras colocações, o Betis se aproveitou o fator casa e derrotou o Espanyol por 1 a 0 - gol do zagueiro brasileiro Paulão, aos 18 minutos do primeiro tempo.
Agora com nove pontos, mas uma partida a menos, o time de Sevilha assumiu a terceira colocação, atrás apenas de Barcelona e Málaga, este com 10 pontos. Já o clube de Barcelona amarga um péssimo início de temporada e está na penúltima posição, com apenas um ponto.
Outros dois jogos foram realizados neste sábado. Em Vigo, na região da Galícia, o Celta ganhou do Getafe por 2 a 1 e subiu para a nona colocação, com seis pontos - o adversário é o 17.º, com quatro. E, em Zaragoza, o time local derrotou o lanterna Osasuna por 3 a 1. Com os três pontos, chegou a seis e está em 11.º lugar.