Feminino
Meninas do Coritiba Cancun também arrumam as malas
Da Redação com Igor Iuan, especial para a Gazeta do Povo
A premiação que ocorreu em Foz foi estendida para Curitiba. Após serem campeãs nacionais no ano passado, 12 meninas do time infantil feminino Coritiba Cancun, no bairro Parolin, também foram selecionadas para as vagas de gandula na Copa das Confederações, no mês que vem.
Entre as selecionadas, a lateral-esquerda Mayara Fernanda de Almeida em breve pode ter mais o que comemorar. A menina de 13 anos, segundo o técnico da equipe, Sandro de Freitas, possui um ótimo passe e grande senso de posicionamento tático em campo. E está sendo sondada para compor o grupo da primeira seleção brasileira de futebol feminino sub-15. "As jogadoras foram guerreiras e tiveram um desempenho acima do esperado", diz Victória Gomes, acadêmica de Educação Física e auxiliar técnica do Cancun.
Os meninos do Scouto Esporte Clube de Foz do Iguaçu que fizeram bonito em campo e levaram o título da Copa Coca-Cola de Futebol em 2012 começam a fazer as malas para embarcar rumo ao Rio de Janeiro e Salvador. São 16 garotos, da categoria sub-15, que irão atuar como gandulas na final da Copa das Confederações, no dia 30 de junho, e na partida entre Brasil e Itália, em Salvador, dia 26.
A conquista da Copa Coca-Cola, campeonato disputado por 584 times de todo país, projetou os jogadores iguaçuenses no Brasil e deu a eles o direito de estar ao lado de craques do futebol. A maior parte, 14, irá pegar bolas na decisão da Copa das Confederações, em pleno Maracanã. Outros dois vão para a capital baiana.
Para serem gandulas no evento-teste da Copa de 2014, os jogadores mirins passaram por um treinamento de 16 horas em Foz do Iguaçu, na semana passada, ministrado por um árbitro carioca. "Teve até prova", diz o capitão da equipe, Vitor Tikasue, 14 anos.
Vitor conta que o treinamento foi bastante proveitoso. Para ele, ser gandula em pleno Maracanã é um presente. "A experiência será magnífica."
Artilheiro do torneio com 13 gols, Lucas Matheus Sampaio, 15 anos, conta que durante o treinamento aprendeu como o gandula deve-se comportar em campo. Ser imparcial e ficar atento estão entre as regras a serem seguidas. "Nunca tive a oportunidade de assistir uma partida profissional. Para mim isso representa a realização de um sonho", diz.
Vilmar Scouto, técnico da equipe, diz que empolgação não falta ao time. "Será uma novidade para eles. Todos querem estar próximo dos ídolos."
Criado em 2010, o Scouto Esporte Clube é uma escolinha de futebol e conta com uma equipe para competição que hoje disputa o Campeonato Municipal da categoria. Os garotos têm de 14 a 16 anos e todos frequentam a escola. A Copa Coca-Cola foi o primeiro e principal campeonato nacional que o time conquistou.