Um gol brasileiro salvou o fraco duelo entre Itália e Suécia, nesta sexta-feira, pela segunda rodada do Grupo E da Eurocopa. O atacante Éder, naturalizado italiano, marcou aos 42 minutos do segundo tempo o gol que garantiu a vitória sobre o time sueco por 1 a 0, em Toulouse. Mais uma vez, Zlatan Ibrahimovic passou em branco.
O triunfo assegurou a equipe italiana nas oitavas de final da competição continental. Com seis pontos, o time lidera a chave com folga. Suécia e Irlanda, que enfrentará a Bélgica neste sábado, tem apenas um. Os belgas não pontuaram na rodada de abertura do grupo.
TABELA: Confira a classificação da Eurocopa
De um lado, Ibrahimovic. Do outro, Graziano Pellè, destaque da seleção italiana no jogo de estreia. Nenhum dos dois, porém, conseguiu brilhar no primeiro tempo. Pellè e o brasileiro Éder, da Inter de Milão, sumiram no meio da defesa sueca, enquanto Ibrahimovic foi completamente anulado pelo experiente Chiellini.
Aplicadas na marcação, as duas seleções não conseguiram evitar o jogo truncado e de poucas chances ofensivas na etapa inicial. As jogadas que não foram neutralizadas pelas zagas sucumbiram diante dos erros de passe no tumultuado meio-campo. O primeiro tempo acabou sem nenhuma chance clara de gol.
A segunda etapa começou com a Itália no ataque. Na primeira tentativa da equipe na partida, Parolo cruzou da direita e Pellè acertou forte chute, mas mandou para fora. Foi praticamente só o que o ataque italiano produziu em quase 60 minutos de jogo.
Aparentemente despreocupado com a falta de criação do setor ofensivo italiano, o técnico Antonio Conte preferiu mudar a defesa. E trocou De Rossi pelo brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta, aumentando o reforço da zaga.
Mais disposto a atacar, o time sueco, que teve posse de bola de até 59% durante o jogo, só não levava perigo em razão das próprias falhas. Errava passes curtos, lançamentos e Ibrahimovic, isolado no ataque, era inoperante na partida.
E, quanto teve a chance do jogo, o atacante vacilou. Foi aos 26 minutos, quando o astro estava praticamente sem marcação na segunda trave. Ao completar cruzamento rasteiro, ele pegou mal na bola e mandou por cima do travessão.
Se a Suécia não aproveitou sua oportunidade, a Itália não desperdiçou. Depois de carimbar o travessão com Parolo, aos 37 minutos, o time italiano marcou o único gol da partida aos 42 minutos, em jogada individual de Éder. O brasileiro disparou pelo meio, deixou três marcadores para trás e bateu da entrada da área, no canto esquerdo do goleiro Isaksson.
O gol decretou a segunda vitória italiana na competição e deixou a Suécia em situação perigosa no grupo. Terá que vencer a Bélgica na rodada final da chave para ter chances de classificação.
ITÁLIA 1 x 0 SUÉCIA
ITÁLIA
Gianluigi Buffon; Giorgio Chiellini, Andrea Barzagli, Leonardo Bonucci; Alessandro Florenzi (Sturaro), Daniele De Rossi (Thiago Motta), Marco Parolo, Emanuele Giaccherini, Antonio Candreva; Graziano Pellè (Zaza) e Éder. Técnico: Antonio Conte.
SUÉCIA
Andreas Isaksson; Erik Johansson, Victor Lindelof, Andreas Granqvist, Martin Olsson; Sebastian Larsson, Albin Ekdal (Lewicki), Kim Kallstrom, Emil Forsberg (Durmaz); John Guidetti (Marcus Berg) e Zlatan Ibrahimovic. Técnico: Erik Hamrén.
Estádio: Stadium de Toulouse, em Toulouse (França).
Árbitro: Viktor Kassai (Hungria).
Gol: Éder, aos 42/2º.
Amarelos: De Rossi, Buffon (I).
Público: 29.600 pagantes.
Deixe sua opinião