Autor do segundo gol são-paulino, Michel Bastos festeja a classificação no clássico com o Timão.| Foto: Sebastião Moreira/EFE

Cinco clubes brasileiros nas oitavas de final. Apenas um não terá um outro time do país pela frente na disputa por uma vaga nas quartas de final. Esse cenário foi desenhado nesta quarta-feira (22), quando quatro equipes nacionais entraram em campo pela Libertadores – três ainda em busca da classificação.

CARREGANDO :)

O ingrediente decisivo na definição dos duelos do mata-mata foi a vitória do São Paulo sobre o Corinthians, no Morumbi, algo que não ocorria havia 13 jogos, desde fevereiro de 2007. O Tricolor venceu por 2 a 0, beneficiado pela expulsão de Sheik logo aos 18/1º, por agressão, e se consolidou como segundo colocado no Grupo 2 – o melhor vice-líder da primeira fase.

Com o resultado, construído com gols de Luís Fabiano e Michel Bastos, o São Paulo enfrenta o Cruzeiro, oitavo melhor primeiro colocado, por um espaço nas quartas de final. Já o Timão acabou com a quarta melhor campanha da fase inicial e terá pela frente o Guaraní, do Paraguai, quinto melhor segundo colocado.

Publicidade

Pouco antes do clássico paulista, o Atlético-MG e o Internacional haviam carimbado a permanência no torneio.

O Galo bateu o Colo-Colo por 2 a 0 no Independência – justamente o resultado necessário para ficar com a segunda vaga do Grupo 1, atrás do Independiente Santa Fe, da Colômbia. A equipe mineira, que chegou a perder um pênalti com Guilherme, quando ainda precisava de um gol para avançar, terá pela frente o Internacional. Pratto e Rafael Carioca foram os autores da festa alvinegra.

O Colorado, assim como o próximo rival, também passou de fase com uma vitória em casa e eliminando o oponente. Ganhou por 1 a 0 do The Strongest – gol de Valdívia – foi a 13 pontos e terminou como terceiro melhor líder de chave, atrás apenas do Boca Juniors 100% e do Tigres (14 pontos). Pelo mesmo grupo dos gaúchos, o 4, o Emelec bateu o Universidad de Chile por 2 a 0 e terminou em segundo lugar.

Confira os confrontos das oitavas de final

Boca Juniors x River Plate

Tigres x Universitário de Sucre

Publicidade

Internacional x Atlético-MG

Corinthians x Guaraní-PAR

Racing x Montevideo Wanderers

Independiente Santa Fe x Estudiantes

Nacional de Medellín x Emelec

Publicidade

Cruzeiro x São Paulo

* Os times da esquerda foram primeiros colocados em seus grupos e decidem os duelos em casa