A campanha "#SomosTodosMacacos'', que fez várias personalidades do esporte, cultura e política postarem fotos na internet segurando bananas, foi idealizada pela agência de publicidade Loducca.
O movimento foi iniciado no domingo por Neymar, horas depois de Daniel Alves, companheiro no Barcelona, ter sido alvo de uma banana atirada por um torcedor do Villarreal no Campeonato Espanhol. O lateral brasileiro pegou a fruta, a descascou e comeu.
Desde então, atores, cantores, políticos e jogadores de futebol imitaram Neymar, postando imagens com bananas. A hashtag "#SomosTodosMacacos" virou uma das mais citadas mundialmente no Twitter.
"Não é uma campanha publicitária. É um conceito. Não foi planejado. Era uma ideia de um post que ganhou uma dimensão absurda", disse Guga Ketzer, sócio e vice-presidente de criação da Loducca.
Segundo ele, o slogan surgiu após a final da Copa do Rei, entre Barcelona e Real Madrid, no último dia 16. Daniel Alves e Neymar foram alvos de ofensas racistas dos torcedores e hostilizados na volta do ônibus da delegação à Catalunha.
"O pai do Neymar nos telefonou e pediu que criássemos alguma coisa. Surgiu essa ideia de que a melhor maneira de acabar com o preconceito é usar isso", completa Ketzer.Quando Daniel Alves ironizou a banana atirada contra ele e a comeu, imediatamente Neymar pai decidiu que era o momento de lançar o movimento. O atacante fez foto ao lado do filho, segurando uma banana, e colocou em sua conta no Instagram.
"É uma maneira brasileira de lidar com isso. Tem um problema? Então me dá aqui que eu vou comer. Não é uma campanha publicitária. É muito maior do que isso. É uma coisa bonita", completa o sócio da Loducca.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Deixe sua opinião