Após quatro anos, o América-MG está de volta à elite do futebol nacional. Diante de um Estádio Independência lotado e um adversário em clima de tensão, o time mineiro empatou com o Ceará por 1 a 1 neste sábado (21), em jogo válido pela 37.ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, e garantiu o acesso à Série A.
De outro lado, o Ceará não tem muito o que comemorar e vai decidir se permanece na segunda divisão apenas na última rodada.
Com o resultado, o América chegou aos 64 pontos e caiu para a quarta colocação. De qualquer maneira, o time não pode mais ser alcançado pelo Bragantino, quinto colocado, com 60, já que resta apenas um jogo para o fim da competição. Um acesso que poderia ter acontecido ano passado, quando o time perdeu seis pontos por escalar um jogador irregular.
No próximo sábado, o América-MG enfrenta o campeão Botafogo, no Engenhão, para buscar uma posição melhor na tabela. O Ceará, por sua vez, continua na zona da degola, em 17.º lugar, com 42 pontos, e terá o confronto direto com o Macaé, 15.º colocado, com 43 pontos. O duelo vai definir o último rebaixado da competição, que também pode ser o Oeste, 16.º colocado, com 43 pontos.