Ricardo Gomes é o novo técnico do Botafogo| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Ricardo Gomes foi liberado pelo departamento médico e já pode voltar a campo. Pelo menos como treinador. Nesta quarta-feira (22), o técnico se consultou com seu clínico particular, o médico Fabio Miranda, que faz seu acompanhamento desde que ele sofreu um AVC no clássico entre Vasco e Flamengo, em agosto de 2011. Com a liberação, Ricardo Gomes assinou contrato para assumir o comando do Botafogo no lugar de René Simões, demitido na semana passada.

CARREGANDO :)

O anúncio foi realizado por meio da conta oficial do time carioca no Twitter:

Publicidade

Em 28 de agosto de 2011, Ricardo Gomes teve um acidente vascular cerebral hemorrágico à beira do campo do Engenhão, enquanto comandava o Vasco contra o Flamengo, pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Na sequência, o técnico foi levado de ambulância para a emergência do Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio, onde passou por uma cirurgia, sob a supervisão de Fabio Miranda, contratado como médico assistente pelo Vasco.

Foram 15 dias no CTI e mais uma semana internado no quarto antes de receber alta. A rápida evolução do ex-zagueiro surpreendeu os médicos. Com acompanhamento de fisioterapeutas e fonoaudiólogos, voltou a dirigir seu carro e também o Vasco, pelo qual conquistou a Copa do Brasil, em 2011. Depois de um ano afastado, retornou a São Januário como diretor de futebol, acumulando a diretoria executiva em 2013. Ano passado se desligou do clube. Seu clínico detalha essa trajetória:

“No CTI, todos os equipamentos e medicamentos necessários, assim como uma equipe multiprofissional altamente capacitada ficaram à sua disposição permanentemente. Esses detalhes foram de importância fundamental para a sua boa recuperação. Ele teve muito boa evolução, chegando a surpreender pela rapidez com que recuperou as principais funções cerebrais. Obteve alta hospitalar com cerca de trinta dias e quatro semanas depois já estava dirigindo seu automóvel, sozinho”, relembra Miranda.