O Atlético venceu por 2 a 0 o Atletiba deste domingo (16), na Vila Capanema, com direito a “olé” da torcida nos minutos finais. Com gols de Matheus Rossetto e Pablo, o Furacão chegou aos 48 pontos, voltando ao G6, grupo dos clubes que se classificam para a Libertadores. O time ainda pode ser ultrapassado por Grêmio e Fluminense no complemento da rodada. Já o Coritiba segue com 37 pontos, ainda na briga para se distanciar da zona de rebaixamento.
TABELA: Veja como está a classificação da Série A
DESTAQUES: veja quem foram os piores e os melhores do Atletiba
A partida ficou marcada pela presença de cada torcida em um estádio. Enquanto os atleticanos (6.684 pagantes) fizeram a festa na Vila Capanema, com direito a protesto contra o presidente do Conselho Deliberativo, Mario Celso Petraglia, os coxas-brancas foram em grande número assistir a partida em um telão no Couto Pereira.
GALERIA: confira as principais imagens do clássico na Vila Capanema
Dentro de campo, o Furacão foi bem superior ao adversário desde o começo do jogo, tendo inclusive uma bola na trave além dos dois gols. O Atlético teve as melhores chances de marcar, enquanto o Coxa encontrou dificuldades para incomodar a defesa adversária. Quando o Alviverde tentou reagir, colocando mais um atacante em campo, o Furacão fez o segundo gol e definiu o placar.
LANCE A LANCE: Veja como foi o Atletiba
O jogo também teve as suas polêmicas. Do lado do Coritiba, houve o questionamento se a bola teria saído pela linha de fundo antes de o atacante Pablo cruzar no gol de Matheus Rossetto e também em relação a um pênalti em cima de Leandro na etapa final. Já os rubro-negros pediram um pênalti no segundo tempo no lateral-esquerdo Renan Lodi.
Na próxima rodada, o Atlético enfrenta o América-MG, fora de casa, e o Coxa recebe o Fluminense. O Alviverde, no entanto, enfrenta antes na quarta-feira (19) o Atlético Nacional, pelas quartas de final da Sul-Americana.
Confira quem foram os destaques da partida:
Craque
Pablo
O atacante foi decisivo nos dois gols do Atlético. No primeiro, se esforçou para evitar que a bola saísse pela linha de fundo e, no segundo, ele próprio balançou as redes do Coritiba. Ganhou a maior parte dos duelos contra a zaga coxa-branca.
Bonde
Paulo Cesar Carpegiani
A aposta em Edinho e Vinícius como titulares se mostrou equivocada e o Coritiba foi dominado pelo Atlético no primeiro tempo. Na volta do intervalo, o técnico tentou corrigir a formação, mas as alterações não surtiram efeito
Guerreiro
Matheus Rossetto
O jovem volante vem ganhando destaque entre os titulares do Furacão. Com um belo gol e com uma marcação efetiva em Raphael Veiga, Rossetto foi um dos destaques do Atlético no clássico.
Gols
1º tempo
1 x 0 (19 min) – Wallisson Maia erra saída de bola no campo de defesa e a bola sobra para Pablo. O atacante cruza para trás e sobra para Rossetto na entrada da área. O volante finaliza no ângulo de Wilson para abrir o placar na Vila Capanema.
2º tempo
2 x 0 (23 min) – Lucho González toca a bola para Pablo na pequena área. O centroavante sai livre na frente de Wilson e tem apenas o trabalho para empurrar a bola para o fundo das redes.
Chave do jogo
Além de contar com o apoio de sua torcida, única presente na Vila Capanema, o Atlético dominou as ações do jogo e contou com dois erros da defesa coxa-branca para marcar seus gols.
Cartões
Amarelos:Leandro, Juninho e Iago* (CFC)
*suspenso para o próximo jogo
Próximos jogos:
Atlético: América-MG (fora); Cruzeiro (casa); Vitória (fora)
Coritiba: Atlético Nacional (casa - jogo de ida Sul-Americana); Fluminense (casa - Brasileirão); Atlético Nacional (fora - jogo de volta Sul-Americana)
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro