Lúcio Flávio participou de reunião com capitães da Série A.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

A proximidade do fim do prazo para a adesão de clubes e federações ao Profut, programa de refinanciamento das dividas fiscais, aberto para ingresso até o dia 30 deste mês, provocou uma movimentação de bastidores entre jogadores de futebol. Na última segunda-feira (9), seis capitães de times da Série A se reuniram em São Paulo.

CARREGANDO :)

Lúcio Flávio, do Coritiba, Bruno Aguiar, do Joinville, Fernando Prass, do Palmeiras, Juan, do Internacional, Leonardo Silva, do Atlético-MG, e Wallace, do Flamengo, se reuniram discutiram assuntos relacionados ao Profut e uma das pautas de reivindicação dos atletas em relação ao programa já foi definida: a participação nas reuniões arbitrais que definem os regulamentos dos campeonatos.

Segundo Lúcio Flávio, o direito de participação, inclusive com possibilidade de votar sobre as questões técnicas das competições, faz parte do texto da medida provisória número 671, que regulamenta o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro.

Publicidade

“Os atletas ganham o direito de participar dos conselhos técnicos. Ainda não temos uma definição para saber se a indicação deste representante partiria do sindicato, se seria escolha dos atletas, ou mesmo se algum atleta pode estar junto com um representante nas reuniões”, afirmou o meia alviverde, revelando que ainda restam dúvidas sobre qual seria o papel dos atletas nas reuniões dos torneios.

De acordo com Lúcio, a efetiva participação de jogadores nos arbitrais só deve acontecer para as competições nacionais do próximo ano, já que muitas equipes ainda não oficializaram a adesão ao programa e alguns Estaduais já tem datas e fórmulas definidas.

O meia se mostrou animado com a perspectiva de os atletas terem voz na organização dos torneios que participam. “É um ponto favorável à classe. Isso nunca ocorreu e, se de fato for concretizado, seria bacana para que os atletas possam ter uma melhor visão do que acontece nos encontros”.