Em partida fraca, Bahia e Corinthians não saíram do 0 a 0 neste domingo (29), no Estádio de Pituaçu, em Salvador, pela 13.ª rodada do Campeonato Brasileiro. O empate foi ruim para os dois times. O Tricolor baiano continua nas últimas colocações, com 12 pontos, e o Timão teve sua reação recente interrompida, apesar de chegar ao quinto jogo consecutivo sem derrota e se estabilizado no meio da tabela.
As equipes entraram em campo com importantes desfalques. O Bahia com vários, a começar pelo atacante Souza, destaque da vitória fora de casa sobre o Palmeiras na rodada anterior, mas que cumpre pena de quatro jogos imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Além dele, não contou com Madson, Coelho, Gabriel, Elias, Kléberson e Mancini, todos machucados. Lulinha não pode enfrentar o Corinthians por questões contratuais e Ciro ficou de fora porque cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo.
Pelo lado do Corinthians, o zagueiro Chicão e o atacante Emerson foram as ausências, o primeiro por causa de um edema na coxa e o segundo vetado por problemas no tornozelo. Com estas baixas, o técnico Tite escalou Wallace e Romarinho, respectivamente.
O jogo
O primeiro lance de perigo foi do Corinthians, logo aos 3 minutos, com Romarinho. O atacante arrancou pela esquerda e arriscou um chute já na grande área. A bola, porém, não seguiu com tanta força, o que facilitou a defesa do goleiro Marcelo Lomba.
O Bahia teve a oportunidade aos 11 minutos, quando o lateral Ávine arrancou e tocou para Júnior. O atacante arriscou o chute, mas a bola foi travada pelo volante corintiano Ralf, que, minutos antes, participou de um lance no qual os adversários reclamaram um pênalti sobre o experiente Zé Roberto.
Aos poucos, o Corinthians começou a ter maior posse de bola. Com jogadas de Romarinho, Douglas e Danilo, o Alvinegro passou a arriscar mais descidas ao ataque, jogando melhor que os donos da casa.
Aos 28 minutos, o time paulista teve importante lance, depois de uma jogada do meia Douglas, que tocou para Danilo na pequena área. O camisa 20 chutou de primeira, mas Marcelo Lomba fez grande intervenção. Dois minutos depois, o goleiro voltou a salvar o Bahia, após chute forte de Romarinho de fora da área.
O primeiro tempo seguiu com poucas oportunidades. Apesar da ligeira superioridade, o Corinthians não conseguiu converter as chances em gol diante de um Bahia jogando um futebol pouco empolgante, mesmo com o estádio cheio.
As equipes voltaram sem modificações na segunda etapa. O Tricolor baiano parecia um pouco mais solto, como se esperava de uma equipe com mando de campo. O time de Salvador não produzia, entretanto, um lance claro de gol, enquanto o Corinthians continuava perigoso nos lances de ataque.
Com o jogo bastante disputado no meio de campo, o primeiro momento de maior emoção só aconteceu aos 19 minutos, com o Timão, depois de jogada de Douglas, que levantou a bola na área. Aproveitando uma saída ruim de Marcelo Lomba, o lateral-direito Alessandro ficou com a sobra e tentou fazer o gol por cobertura, mas a bola foi por cima.
O Bahia continuava sem conseguir um lance decisivo e o Corinthians também incomodava bem menos que no primeiro tempo. Aos 36 minutos, Marcelo Lomba defendeu chute de Jorge Henrique e, aos 39, o zagueiro Paulo André desperdiçou boa chance, cabeceando por cima.
O próximo compromisso do Bahia será nesta quarta-feira, na estreia pela Copa Sul-Americana, em casa, contra o São Paulo. O Corinthians volta a campo somente no próximo domingo contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro, em São Januário.
FICHA TÉCNICA
BAHIA 0 x 0 CORINTHIANS
BAHIA - Marcelo Lomba; Gil Bahia (Diones), Danny Morais, Titi e Ávine; Fabinho, Fahel, Hélder e Magno (Vander); Zé Roberto e Júnior (Rafael). Técnico: Caio Júnior.
CORINTHIANS - Cássio, Alessandro, Paulo André, Wallace e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Douglas (Ramírez); Jorge Henrique e Romarinho (Guerrero). Técnico: Tite.
CARTÕES AMARELOS - Paulinho e Guerrero (Corinthians).
ÁRBITRO - Pablo dos Santos Alves (ES).
RENDA - Não disponível.
PÚBLICO - 24.648 pagantes.
LOCAL - Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA).
Deixe sua opinião