O Ceará encostou de vez no G4, a zona de classificação, do Campeonato Brasileiro da Série B ao derrotar o Bragantino por 5 a 3, nesta terça-feira, pela 28.ª rodada, na Arena Castelão, em Fortaleza. Agora o time soma 44 pontos, em sexto lugar, um atrás do Paraná, que caiu para o quinto, e dois atrás do Sport, o quarto colocado ao perder por 1 a 0 para o Avaí, agora terceiro.
E no sábado, de novo na Arena Castelão, o Ceará vai receber o Paraná, em um confronto direto pelo G4. A expectativa é de casa cheia, com 40 mil torcedores. O irregular time paulista continua com 36 pontos, em 11.º lugar.
Em mais uma noite inspirada de Magno Alves, a vitória foi construída rapidamente. Aos cinco minutos, ele recebeu o passe de Mota e bateu rasteiro. A bola passou por baixo do goleiro Leandro Santos, que falhou no lance. Magno Alves ampliou aos sete, depois de receber passe de Rogerinho, driblar o goleiro e mandar para as redes.
Mesmo com três zagueiros, a defesa do time paulista batia cabeça. E sofreu o terceiro gol aos 14 minutos. Magno Alves lançou Marcos, que na linha de fundo cruzou para trás. O zagueiro André Vinícius ainda salvou no primeiro chute, mas no rebote Lulinha bateu forte e fez 3 a 0.
Por alguns momentos houve o natural relaxamento cearense, que sofreu um gol aos 19 minutos. Lincom aproveitou o cruzamento de Léo Jaime e, na pequena área, empurrou de chapa para as redes.
No segundo tempo, o jogo foi disputado em um ritmo mais lento. O Ceará recuou, valorizou a posse de bola diante de um adversário sem mostrar força ofensiva e mais preocupado em não sofrer mais gols. Por alguns momentos o jogo ganhou emoção, quando Lincom marcou o segundo gol do time paulista aos 25 minutos. Após cruzamento da direita, Léo Jaime desviou de cabeça e a bola ficou com Lincom. Ele fez o giro e bateu forte.
Mas, aos 29 minutos, a torcida cearense ficou aliviada quando Mota fez o quarto gol. Lulinha desceu pela direita e cruzou. A bola desviou em um zagueiro e na segunda trave foi completada por Mota, que esticou a perna e completou para as redes. O próprio Mota ampliou aos 37, de novo se esticando para ajeitar outro cruzamento de Lulinha. Houve tempo ainda para o Bragantino diminuir com Léo Jaime. Lançado em velocidade na área, ele bateu rasteiro fora do alcance de Fernando Henrique, aos 39.
No sábado, o Bragantino vai receber o lanterna ASA, às 21 horas, em Bragança Paulista.
FICHA TÉCNICA:
CEARÁ 5 x 3 BRAGANTINO
CEARÁ - Fernando Henrique; Marcos, Potiguar, Diego Ivo (Gustavo) e Hélder Santos; João Marcos, Diogo Orlando, Rogerinho (Dinélson) e Lulinha; Magno Alves e Mota (Léo Gamalho). Técnico: Sérgio Soares.
BRAGANTINO - Leandro Santos; Robertinho, Rafael Andrade e André Vinícius (Cesinha); Léo Jaime, Serginho, Preto, Magno Cruz (Bruninho) e Gustavo; Thiaguinho (Graxa) e Lincom. Técnico: Marcelo Veiga.
GOLS - Magno Alves, aos 5 e aos 7, Lulinha, aos 14, e Lincom, aos 19 minutos do primeiro tempo; Lincom, aos 25, Mota, aos 29 e aos 37, e Léo Jaime, aos 39 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Diego Ivo (Ceará); Preto, Serginho e Lincom (Bragantino).
ÁRBITRO - Mayron dos Reis Novais (MA).
RENDA - R$ 109.597,00.
PÚBLICO - 15.091 pagantes.
LOCAL - Arena Castelão, em Fortaleza (CE).