No seu primeiro jogo no Campeonato Brasileiro após a excursão para a Europa e Ásia, o São Paulo voltou à sina de não vencer no Nacional e foi derrotado pela Portuguesa por 2 a 1, neste domingo, pela 13ª rodada. A última vitória da equipe do Morumbi na competição foi sobre o Vasco, no dia 29 de maio, pela 2ª rodada. De lá para cá, são dez jogos sem sair de campo com os três pontos.
O jogo foi marcado por um pênalti desperdiçado pelo goleiro Rogério, que viu o colega de posição Lauro fazer a defesa. Com o resultado, o São Paulo continuou na zona do rebaixamento, com nove pontos, um acima do lanterna Náutico. Já a Portuguesa chegou aos 12, mas também permaneceu na zona da degola.
Com a lesão do zagueiro Edson Silva momentos antes da partida, o técnico Paulo Autuori deslocou o volante Rodrigo Caio para a zaga e promoveu a entrada do jovem Lucas Evangelista para dar mais verticalidade e velocidade ao time.
Porém, não foi o que aconteceu. Armado no 4-2-3-1, com Lucas Evangelista (pela esquerda), Jadson (pelo centro), e Aloisio (pela direita), fazendo a linha dos três meias, e somente Luis Fabiano à frente, a equipe do Morumbi não jogou bem o primeiro tempo. O problema estava, principalmente, nos dois volantes. Wellington e Fabrício erravam muitos passes e não conseguiam fazer a bola chegar até os meias.
Já a Portuguesa apostou na forte marcação ganhou o meio de campo no confronto. Escalada no 4-5-1, a equipe da casa tinha Diogo fechando a linha de cinco pelo lado esquerdo, e somente Gilberto à frente entre os zagueiros são-paulinos. E a proposta deu certo. Quando roubou a bola, o time do Canindé criou as melhores jogadas de ataque, principalmente, com chutes de fora da área, que obrigaram Rogério a fazer pelo menos duas importantes intervenções antes do intervalo.
A premiação pela obediência tática, no entanto, veio em uma jogada de bola parada. Aos 37min, após cobrança de escanteio, Diogo aproveitou rebote de uma cabeçada de Bruno Henrique e completou para o gol vazio. O que era para acontecer no primeiro tempo, aconteceu somente após a volta do intervalo. Aposta do técnico Paulo Autuori para o jogo, o jovem Lucas Evangelista, com velocidade, conseguiu vazar a defesa adversária.
Com menos de 1 minuto, o camisa 20 arrancou rápido pelo lado esquerdo, invadiu a grande área, cortou o marcador e chutou rasteiro para igualar o placar. Melhor na segunda etapa, o São Paulo teria conseguido a virada logo em seguida se Rogério não desperdiçasse um pênalti, defendido por Lauro.
O lance não diminuiu o ímpeto dos são-paulinos, que continuaram melhor. A postura mais ofensiva, porém, não surtiu efeito. Pelo contrário. Aos 33min, Diogo pegou rebote dentro da grande área e chutou forte para selar a vitória.
FICHA TÉCNICA:
Portuguesa 2x1 São Paulo
PORTUGUESA Lauro; Luis Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Willian Arão (Correa), Bruno Henrique, Moisés e Souza (Jean Mota); Gilberto (Bruno Moraes) e Diogo. Técnico: Guto Ferreira
SÃO PAULO Rogério; Douglas, Rodrigo Caio, Rafael Toloi e Reinaldo; Wellington, Fabrício (Osvaldo), Lucas Evangelista e Jadson (Ganso); Aloísio e Luis Fabiano. Técnico: Paulo Autuori
Estádio: Canindé, em São Paulo. Árbitro: Rodrigo Nunes de Sá (RJ). Gols: Diogo, aos 37min do primeiro tempo. Lucas Evangelista, a 1min, e Diogo, aos 33min do segundo tempo. Cartões amarelos: Rogério (P); Douglas e Aloísio (S). Renda e público: R$ 274.800,00 / 8.593 pagantes.
Eleição sem Lula ou Bolsonaro deve fortalecer partidos do Centrão em 2026
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
CEO da moda acusado de tráfico sexual expõe a decadência da elite americana