O Atletiba deste domingo (20), no Couto Pereira, confirmou a inversão de momentos dos rivais na temporada.
Sofrendo com o risco de rebaixamento durante a maior parte do Brasileiro, o Coritiba não só venceu o Atlético com autoridade, por 2 a 0, como até tripudiou do adversário, que agora acumula cinco rodadas sem vitória, cada vez mais longe do G4.
CLASSIFICAÇÃO: Veja como estão Atlético e Coritiba na classificação da Série A
O meia-atacante Negueba, autor da assistência para o gol de Henrique Almeida (12/1.º) e também do outro gol do clássico (44/1.º), comemorou como se estivesse degolando o rival. O atacante Rafhael Lucas, que entrou no segundo tempo no lugar de Kléber Gladiador – que saiu com uma lesão muscular – foi ainda mais explícito na provocação.
“Na verdade é um vitória normal porque sempre ganhamos do Atlético”, disparou o camisa 99.
A declaração só enfatiza o novo momento do Coxa. Apesar de ver a zona de rebaixamento a apenas dois pontos de distância, o time de Ney Franco (que soma 33, na 14.ª colocação) está longe de parecer um postulante ao descenso. O retrospecto no segundo turno diz isso.
Nos últimos oito jogos, o clube acumula 15 pontos, somente três a menos do que o Flamengo, dono do melhor desempenho da segunda metade da competição.
O Furacão, que cinco rodadas atrás estava entre os quatro colocados do campeonato, conseguiu só oito pontos no mesmo período. Aproveitamento de 33,3%.
“Antes, a bola estava entrando. Agora, não está”, resumiu o técnico Milton Mendes, que, na próxima quarta-feira (23), tenta resgatar o time na Sul-Americana, torneio que é visto como prioridade pela diretoria. O adversário na primeira partida das oitavas de final, na Arena da Baixada, é o Brasília. “Agora é hora de mostrarmos que realmente somos fortes”, completou o comandante, que não terá nem Walter nem Nikão, machucados.
Do outro lado, o sentimento é de ânimo renovado. “A sensação é boa. Antes o time não estava indo bem, não contava com a sorte, os resultados eram negativos. É um momento muito bom para a gente”, desabafou o zagueiro Juninho, que ao lado de Walisson Maia formam a melhor zaga do segundo turno, com apenas dois gols sofridos.
“Saímos desse jogo com a equipe bem equilibrada, Além de ter feito os gols, o time não correu muitos riscos defensivos”, elogiou o técnico Ney Franco, que manteve os sete anos de invencibilidade do Coritiba contra o Atlético no Couto Pereira. Desde 2008, são 11 vitórias e quatro empates diante do rival.
No próximo domingo (27), em Belo Horizonte, o Alviverde encara o Cruzeiro em um confronto direto, já que ambos têm a mesma pontuação.
“Vamos tentar a vitória para definir o mais rápido [a permanência] e ter um final de temporada melhor”, finaliza Ney, que não terá os meias Lúcio Flávio e Negueba e o atacante Henrique Almeida, suspensos.
Craque
O atacante deu o passe para o gol de Henrique Almeida e ainda marcou o seu. Foi decisivo no clássico.
Bonde
Pouco participou do jogo enquanto esteve em campo e ainda desperdiçou a melhor chance do time no jogo. Sentiu no lance em que perdeu o gol e acabou substituído.
Guerreiro
O ataque alviverde fez o que se espera dele: gol. Henrique Almeida aproveitou a chance que apareceu para ele e marcou seu oitavo gol com a camisa alviverde.
Chave do jogo
O Coritiba marcou firme e não entrou na pilha do jogo. Não foi brilhante tecnicamente, mas soube aproveitar o momento desfavorável do rival. O Furacão esteve muito nervoso em campo, conseguiu armar algumas jogadas, mas foi praticamente inofensivo ao gol alviverde.
Gols
1x0 - 12 min.: Negueba toca para Henrique Almeida, que bate de primeira da entrada da área .
2x0 - 44 min.: Lúcio Flávio lança para Negueba na área. O atacante domina e bate a queima roupa.
Cartões
Amarelos: Henrique Almeida, João Paulo, Juan, Negueba, Rafhael Lucas e Leandro Silva (C); Hernándes, Kadu, Otávio (A)
Vermelho: Lúcio Flávio, aos 40/2º
- Walter perde gol feito e sai machucado ainda no primeiro tempo
- Torcidas de Atlético e Coritiba fazem a festa no Couto. Veja fotos
- Atleticanos reclamam de pênalti em bola na mão de Negueba. Veja o lance
- “Vitória normal porque sempre ganhamos do Atlético”, provoca Rafhael Lucas
- Atletiba no Couto registra maior público do ano no futebol paranaense
Suspensos
Coritiba: Negueba, Henrique Almeida e Lúcio Flávio
Próximos jogos
Coritiba: Cruzeiro (fora); Atlético-MG (casa); Joinville (fora)
Atlético: Ponte Preta (casa); São Paulo (fora); Cruzeiro (casa)