O Palmeiras não deu chance para a zebra nesta terça-feira e goleou o Icasa por 4 a 0 no Pacaembu para retomar a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro. Vinícius, Wesley e Alan Kardec, duas vezes, balançaram as redes nesta noite. Foram os primeiros gols do atacante com a camisa palmeirense.
Valdivia entrou em campo somente aos 18 da segunda etapa, depois de ser confirmado como titular na segunda-feira. Gilson Kleina, porém, resolveu poupá-lo no início do jogo. E só colocou o meia em campo quando o Palmeiras estava sendo ameaçado pelo Icasa - o placar ainda marcava 1 a 0.
A entrada de Valdivia e Kardec mudou o panorama da partida e facilitou a vitória dos mandantes. O Palmeiras chegou à oitava vitória na Série B e reassumiu a liderança, agora com 25 pontos, dois a mais que a Chapecoense, derrotada pelo Ceará, também nesta noite. Já o Icasa estacionou nos 13 pontos, na parte intermediária da classificação.
O jogo
A ausência de Valdivia pesou diante da retranca do Icasa no primeiro tempo desta noite. O time visitante adotou postura cautelosa desde os instantes inicias da partida e impôs dificuldade ao Palmeiras. Sem seu principal armador, a equipe mandante apostava nas finalizações de longa distância.
Aos 7, Vinícius mandou rente ao travessão e assustou o goleiro João Ricardo. Charles também tentou aos 19, ao vir de trás, mas também mandou para fora. Até o zagueiro Henrique avançava, na tentativa de surpreender a defesa rival. O Palmeiras cercava a área do rival sem conseguir penetrar pelo meio ou ameaçar em cruzamentos na área.
Inoperante no ataque, o Palmeiras levou um susto na defesa aos 22 minutos. Henrique deu carrinho arriscado em Roberto dentro da área e o juiz marcou pênalti. Radamés bateu fraco no canto direito e parou na defesa de Fernando Prass.
Passado o susto, o Palmeiras se mandou para o ataque e abriu o placar após jogada individual de Leandro. Ele entrou na área e foi derrubado por Gilmak. O juiz assinalou a penalidade e Vinícius converteu a cobrança aos 36 minutos.
O intervalo não diminuiu o ritmo do Palmeiras, mais confiante. O segundo gol quase surgiu aos 2 em cruzamento de Luis Filipe, pela direita, e conclusão de Vinícius dentro da pequena área. O goleiro do Icasa fez a defesa à queima-roupa.
Os visitantes, no entanto, continuavam a levar perigo em lances isolados. Preocupado, Gilson Kleina resolveu fazer mudanças para confirmar a vitória. Aos 18, colocou Valdivia e Alan Kardec em campo, nas vagas de Vinícius e Mendieta.
As alterações deram maior segurança ao time no meio-campo e deixaram o ataque mais perigoso. Tanto que Kardec não desperdiçou oportunidade e tratou de marcar seu primeiro gol com a camisa do Palmeiras aos 31, ao escorar de cabeça cobrança de escanteio de Juninho.
Valdivia também deu sua contribuição para a vitória. Aos 39, ele roubou a bola no ataque e iniciou jogada que culminou em chute certeiro de Wesley no ângulo esquerdo: 3 a 0. Inspirado, o meia ainda fez bela jogada aos 46, enfileirando marcadores pelo caminho até dar assistência para finalização tranquila de Kardec para as redes. Os dois gols no fim confirmaram o favoritismo dos paulistas, que chegaram ao sexto jogo sem derrotas na Série B.
O Palmeiras volta a campo já nesta sexta-feira para enfrentar o Bragantino, às 19h30, novamente no Pacaembu. O Icasa jogará na tarde do dia seguinte, contra o São Caetano, em Juazeiro do Norte (CE).
FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS 4 x 0 ICASA
PALMEIRAS - Fernando Prass; Luis Felipe, Vilson, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Charles, Wesley e Mendieta (Valdivia); Leandro (Ananias) e Vinícius (Alan Kardec). Técnico: Gilson Kleina.
ICASA - João Ricardo; Neílson, Luiz Otávio, Luis Gustavo e Carlinhos; Gilmak, Da Silva, Radamés e Chapinha (Adalgísio Pitbull); Roberto (Alex William) e Juninho Potiguar (Leandrinho). Técnico: Sidney Moraes.
GOLS - Vinícius (pênalti), aos 36 minutos do primeiro tempo. Alan Kardec, aos 31 e aos 46, e Wesley, aos 39 minutos do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS - Henrique, Luiz Otávio, Gilmak, Chapinha, Radamés, Alan Kardec,
ÁRBITRO - Eduardo Tomaz de Aquino Valadãao (GO).
RENDA - R$ 400.975,00.
PÚBLICO - 12.890 pagantes (14.009 no total).
LOCAL - Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP).
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Deixe sua opinião