O Grêmio venceu o Cruzeiro por 3 a 1, neste domingo (15), no Estádio Independência, em Belo Horizonte, impondo ao adversário a terceira derrota consecutiva no Campeonato Brasileiro - já havia perdido para São Paulo e Internacional nas últimas rodadas.
O bom resultado fora de casa fez o Tricolor gaúcho chegar aos 15 pontos e ficar mais próximo do G4 da tabela, enquanto a Raposa estacionou nos 14 e começa a amargar uma preocupante queda de rendimento após boa arrancada no início da competição.
Na décima rodada, o Cruzeiro enfrentará a Portuguesa, na quarta-feira, a partir das 20h30, no Canindé, em São Paulo. O Grêmio receberá o Sport no mesmo dia, às 19h30, no Olímpico, em Porto Alegre.
Como se não bastasse ver a virada do líder Atlético-MG em cima do Figueirense fora de casa por 4 a 3 no sábado, a torcida cruzeirense ainda teve de suportar um revés capitaneado pelos ex-ídolos do time Marcelo Moreno e Kleber, que agora defendem o Grêmio.
A etapa inicial do duelo deste domingo começou equilibrada, sem as equipes conseguirem criar muitas oportunidades perigosas.
A primeira chance de gol, do Cruzeiro, veio com uma cabeceada do estreante Borges aos 17 minutos. No momento em que começava a pressionar, a equipe celeste foi surpreendida por um cruzamento de Elano para Marcelo Moreno abrir o placar.
Apenas três minutos depois, foi a vez de Kleber marcar. A torcida não poupou o lateral cruzeirense Everton, que falhou muito na marcação, deixando um corredor aberto na direita. A esperança do torcedor mineiro veio somente ao final do primeiro tempo, com a expulsão de Werley, que levou o segundo cartão vermelho aos 44 minutos ao cometer falta sobre Montillo.
No segundo tempo, o técnico Celso Roth atendeu aos pedidos da torcida e colocou Souza no lugar de Éverton, mas a substituição não foi suficiente para reverter a má atuação do time. Mesmo com um jogador a mais, o Cruzeiro não conseguiu criar boas oportunidades, enquanto o Grêmio reforçou a defesa com Vilson no lugar de Kléber e jogou sem pressa.
Aos 20 minutos, Marcelo Moreno circulava livre na área e recebeu de Souza para marcar o terceiro gol gaúcho. Com uma estreia apagada, Borges foi substituído por Anselmo Ramon na metade do segundo tempo. O centroavante quase conseguiu diminuir o placar com uma bicicleta, mas Marcelo Grohe, em boa atuação, salvou o Grêmio. Nos acréscimos, Wellington Paulista diminuiu de pênalti, mas não aplacou a decepção da torcida.
"Jogando dentro de casa, diante da torcida, era para termos feito um grande jogo, mas isso não aconteceu. A gente precisa melhorar muito", lamentou Borges.
FICHA TÉCNICA:
CRUZEIRO 1 x 3 GRÊMIO
CRUZEIRO - Fábio, Diego Renan (Fabinho), Leo, Mateus e Everton (Souza); Marcelo Oliveira, Leandro Guerreiro, Tinga e Montillo; Borges (Anselmo Ramon) e Wellington Paulista. Técnico - Celso Roth.
GRÊMIO - Marcelo Grohe; Tony, Werley, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Elano (Marquinhos), e Zé Roberto; Kleber (Wilson) e Marcelo Moreno (André Lima).Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
GOLS: Marcelo Moreno (G) aos 25/1º, Kléber (G) aos 28/1°, Marcelo Moreno (G) aos 20/2º e Wellington Paulista (C) aos 47/2°.
CARTÕES AMARELOS - Borges, Souza, Leo e Mateus (C); Werley, Gilberto Silva, Zé Roberto, Marcelo Grohe e Marquinhos (G). CARTÃO VERMELHO - Werley (G).
ÁRBITRO - Marcelo Aparecido de Souza (SP).
PÚBLICO - 15.523.
RENDA - R$ 437.659.
LOCAL - Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG).
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas