No início do Campeonato Brasileiro deste ano, a Gazeta do Povo promoveu um exercício de futurologia sobre quem terminaria as duas principais divisões do Nacional entre as quatro primeiras posições e quem lamentaria o rebaixamento após a 38ª rodada. Em todos os quesitos, o acerto foi de 50%. Relembre como foram os palpites, montados a partir da votação feita com 12 jornalistas da casa:
Série A
Campeão: Corinthians (12 votos)
Internacional (12 votos)
Atlético-MG (7 votos)
Cruzeiro (6 votos)
Acertos: cravamos o campeão e metade dos classificados à Libertadores (Corinthians e Atlético-MG)
Pior erro: o Internacional chegou à última rodada ainda brigando pelo G4, mas o Cruzeiro só reagiu na segunda metade da competição, terminando em 8º.
Outros citados: outros quatro times foram lembrados pelos eleitores, no caso Palmeiras (4), São Paulo (3), Santos (2) e Flamengo (2)
Joinville (9 votos)
Figueirense (7 votos)
Ponte Preta (7 votos)
Avaí (7 votos)
Acertos: mais uma vez, a precisão foi de 50% dos palpites, com os catarinenses Joinville e Avaí rebaixados à Série B.
Pior erro: o Figueirense escapou da degola na última rodada, mas a Ponte Preta teve uma campanha tranquila em relação à ZR, finalizando o torneio na 11ª posição.
Outros citados: também foram lembrados na votação outras seis equipes como potenciais candidatos ao descenso, Chapecoense (6), Sport (5), Atlético (4), Goiás (1), Coritiba (1), Vasco (1)
Série B
Campeão: Botafogo (12 votos)
Bahia (11 votos)
Ceará (10 votos)
Vitória (7 votos)
Acertos: o campeão Botafogo teve 100% dos votos. Além dele, o Vitória também se mostrou um palpite correto no fim das contas.
Pior erro: o Bahia se manteve na disputa pelo G4 por um bom tempo, mas o Ceará enganou a maioria dos nossos jornalistas-eleitores. Foram 10 votos para um time que escapou da degola só na rodada final. Certamente reflexo do título da Copa do Nordeste, conquistado pelo Vozão no início do ano.
Outros citados: a lista de candidatos ao acesso teve mencionados ainda o Criciúma (3), o Paraná (2), o América-MG (2) e o Santa Cruz (1).
Macaé (9 votos)
CRB (9 votos)
Mogi Mirim (8 votos)
Oeste (7 votos)
Acertos: novamente, 50% de acerto, com o carioca Macaé e o paulista Mogi Mirim confirmando a previsão de rebaixáveis.
Pior erro: o Oeste por pouco não ficou com a vaga do Macaé na versão definitiva da ZR, mas o CRB, o mais votado ao lado dos cariocas, passou relativamente longe de cair, finalizando a disputa na 11ª colocação.
Outros citados: com votação menos expressiva, também figuraram entre os potenciais candidatos à forca no fim do campeonato outros seis times; Bragantino (5), Boa (4), ABC (2), Sampaio Corrêa (2), Luverdense (1) e Paysandu (1).
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia