Adeus
O meia-atacante Everton Costa se despediu da torcida do Coritiba por meio do Facebook e está de partida para o Santos. Inclusive, em sua página na rede social, já atualizou o campo emprego para "atleta profissional meia-atacante na empresa Santos Futebol Clube". Também trocou o local onde mora da capital paranaense pela cidade do litoral paulista. Everton Costa chegou ao Coxa em 2011, após se destacar no Caxias. Quem também está se aprontando para deixar o Alviverde é o zagueiro Emerson, que não atua hoje diante do Corinthians. O Coritiba negocia a transferência dele para o Atlético-MG, que seria inviabilizada caso jogasse mais uma vez a sétima. A imprensa mineira dá a negociação como certa.
Desde que o Coritiba entrou no G4, há dez rodadas, de lá não saiu mais. Só que o rendimento que o manteve nessa posição não tem se repetido pelos comandados do técnico Marquinhos Santos. Sinal de que hoje, a partir das 16 horas, quando enfrenta o Corinthians no Pacaembu, corre pela primeira vez reais riscos de perder o posto na zona da Libertadores.
INFOGRÁFICO: Desfalques são a principal causa da queda de rendimento do Coritiba nas últimas rodadas
Praticamente tudo joga contra o Coxa na tarde de hoje. A começar pelo adversário. O Timão vem subindo na tabela pode inclusive ultrapassar o time do Alto da Glória , está há sete rodadas invicto e tem a melhor defesa da competição com seis gols sofridos, sendo apenas dois dentro dos próprios domínios.
Não bastasse esse obstáculo, o próprio Coritiba tem os próprios. Não vence há duas rodadas e só triunfou uma vez fora do Couto Pereira até aqui. O pior cenário, porém, é desenhado pela quantidade de desfalques que o clube tem precisado encarar nas últimas rodadas. Uma ligação direta com a queda no desempenho. Hoje serão oito baixas: Alex, Deivid, Geraldo, Lincoln, Sérgio Manoel, Iberbia, Willian e Leandro Almeida, que ontem passou de dúvida a desfalque certo.
Enquanto teve praticamente todos os jogadores à disposição, o treinador conseguiu administrar as poucas ausências e colocou o Alviverde entre os primeiros. Até a 10.ª rodada, por exemplo, teve no máximo dois desfalques por jogo em três deles não teve problema nenhum.
A partir do jogo contra o Cruzeiro, ladeira abaixo. Duas derrotas, um empate e apenas uma vitória. Período em que o departamento médico ficou mais movimentado e as primeiras suspensões por acúmulo de cartões amarelos começaram a aparecer. Pelo estaleiro passaram alguns dos principais jogadores, como Alex, Deivid e Júnior Urso, titularíssimos de Marquinhos Santos.
Para bater o Corinthians, vai precisar passar por cima de tudo isso. Prova de fogo para o elenco coxa-branca. "Temos jogadores importantes no departamento médico, mas agora é a hora de provar que temos um grupo forte. Contra o Grêmio, nós tivemos desfalques, fomos lá e vencemos", comentou o lateral-direito Victor Ferraz, um dos três únicos que jogaram as 14 partidas do Coxa até aqui no Nacional Vanderlei e Chico completam a breve lista.
É exatamente a única vitória como visitante que o clube usa como motivação nesta tarde. Naquela ocasião, seis atletas estavam fora de combate: Bottinelli, Bill, Iberbia, Júnior Urso, Alex e Keirrison. Mesmo assim, passou pelo Tricolor gaúcho por 1 a 0. Esperança de que possa ser repetido hoje. "Da mesma forma que será um jogo difícil para nós, será muito duro para o Corinthians. Eles vão pegar uma equipe que vai guerrear o tempo todo", sentenciou Ferraz.
Lance a lanceCorinthians x Coritiba, às 16 h.www.gazetadopovo.com.br/esportiva
Clique aqui e confira o infográfico em tamanho maior