O Campeonato Brasileiro ainda está na nona rodada, mas o primeiro time já foi punido com perda de pontos. Nesta terça-feira (10) o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu punir o Criciúma com a perda de três pontos pela escalação irregular do atacante Cristiano, na partida contra o Goiás, pela segunda rodada.
O jogador, que no Campeonato Paranaense foi artilheiro pelo Maringá, estava no Naviraiense, time do Mato Grosso do Sul, quando foi expulso de uma partida da Copa do Brasil. Na ocasião, foi julgado pelo STJD e punido com cinco partidas de suspensão. Ele cumpriu a automática, no jogo de volta da segunda rodada, diante do Paysandu, mas depois o clube não disputou mais partidas oficiais da CBF.
Assim, Cristiano não cumpriu os quatro jogos restantes antes de chegar ao Criciúma. Tecnicamente, na segunda rodada do Brasileirão, ainda estava suspenso. O time catarinense, porém, alega que não tinha acesso a essa informação. Mesmo assim, a decisão foi unânime no STJD, com três votos a zero.
"Além de recorrer ao Pleno do STJD, o Criciúma ainda vai entrar com um efeito suspensivo, para que o clube não perca os pontos e a tabela não seja alterada até o próximo julgamento do caso", explica o clube.
Com a punição, o Criciúma, que perdeu aquela partida diante do Goiás, passa a ter oito pontos, no 14.º lugar, uma posição abaixo daquela que ocupava antes da perda dos pontos. O direto beneficiado é o Botafogo, que agora aparece em 13.º, com nove pontos.