Sem Montillo, o Santos sofreu para criar chances de gol diante do Goiás, neste sábado (8) à noite, na Vila Belmiro. Numa das únicas oportunidades, porém, Thiago Ribeiro não perdoou e garantiu a vitória por 1 a 0, crucial para ajudar a equipe a se afastar da zona de rebaixamento do Brasileirão.
Jogando com seu novo terceiro uniforme, azul escuro e com gola amarela, o Peixe se recuperou da derrota para o Atlético, quarta-feira, e chegou ao nono lugar, com 25 pontos, um a menos que o Goiás, sétimo colocado. O primeiro time no G4 tem 31, enquanto o primeiro da zona de rebaixamento soma 19, ambos com uma partida a menos.
O Santos dá sequência a sua maratona jogando terça-feira contra o Internacional, em Novo Hamburgo-RS, quinta diante do Flamengo, no Maracanã, e no domingo seguinte contra o Botafogo, na Vila Belmiro. O Goiás tem pela frente o Cruzeiro, quarta, em Goiânia, e o Corinthians no domingo, em São Paulo.
O jogo
Sem poder contar com Mena (a serviço da seleção chilena), Gabriel (com o Brasil sub-17) e Montillo (lesão na coxa esquerda), Claudinei Oliveira surpreendeu ao escalar o Santos com Everton Costa no ataque e os garotos Leandrinho e Pedro Castro no meio. Emerson ganhou a vaga na lateral esquerda.
Modificado, o Santos teve dificuldades em encontrar espaços em meio à forte marcação do Goiás. Já os donos da casa, com cinco homens de meio-campo, tentavam controlar a posse de bola e lançar o artilheiro Walter para que ele decidisse.
Aos 6 minutos, o atacante quase conseguiu. Dominou no peito e bateu assim que a bola pingou no chão. Mesmo de muito longe, colocou força na bola e exigiu grande defesa de Aranha, que foi buscar no ângulo. O goleiro ainda impediria outro golaço, em chute de Renan Oliveira que ele também se esticou todo para espalmar para escanteio.
Acuado, o Santos só respondeu no último lance do primeiro tempo, quando Thiago Ribeiro foi derrubado na entrada da área. Cícero bateu a falta no ângulo, mas Renan conseguiu boa defesa.
No segundo tempo o jogo foi outro. Primeiro porque o Santos ganhou Renato Abreu e Giva no lugar dos sumidos Everton Costa e Pedro Castro. Segundo porque Walter, com dores na coxa, saiu para dar lugar a Neto Baiano no Goiás.
Logo aos 4 minutos veio o gol santista. Giva invadiu a área sozinho pela direita, pedalou na frente de Renan e tocou para Thiago Ribeiro bater sem goleiro e fazer o segundo dele pelo clube.
Atrás no placar, o Goiás teve que se abrir e buscar o gol. Aos 14, quase deixou tudo igual quando Renan Oliveira tirou de Alisson e arriscou de fora da área. Aranha nem se mexeu e ficou só assistindo à bola bater na trave.
Aos 32, Rodrigo também acertou a trave santista, mas o lance estava parado por impedimento. Sete minutos depois, a melhor chance do Goiás caiu nos pés de Vitor, que chutou em cima de Aranha, no mano a mano. Em seguida, Giva invadiria a área cara a cara com Renan, para matar o jogo, mas o goleiro foi bem e impediu o drible.
FICHA TÉCNICA:
SANTOS 1 X 0 GOIÁS
SANTOS - Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Durval e Emerson; Alison, Cícero, Pedro Castro (Renato Abreu) e Leandrinho (Alan Santos); Thiago Ribeiro e Everton Costa (Giva). Técnico - Claudinei Oliveira.
GOIÁS - Renan; Vitor, Ernando (Valmir Lucas), Rodrigo e William Matheus; Dudu Cearense (Roni), David, Hugo, Ramon; Renan Oliveira e Walter (Neto Baiano). Técnico - Enderson Moreira.
GOL - Thiago Ribeiro, aos 4 minutos do segundo tempo.
ÁRBITRO - Wagner Reway (MT).
CARTÕES AMARELOS - Dudu Cearense, Hugo e Neto Baiano.
RENDA - R$ 146.457,00.
PÚBLICO - 8.968 pagantes.
LOCAL - Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP).
Moraes retira sigilo de inquérito que indiciou Bolsonaro e mais 36
Juristas dizem ao STF que mudança no Marco Civil da Internet deveria partir do Congresso
Quebra de sigilo de relatório da PF coloca Bolsonaro à beira do abismo; acompanhe o Sem Rodeios
Boicote do Carrefour gera reação do Congresso e frustra expectativas para acordo Mercosul-UE
Deixe sua opinião