Em uma partida marcada por muitas falhas e diversas chances de gols perdidas pelas equipes, o Sport venceu a Portuguesa por 2 a 1, neste domingo (15), na Ilha do Retiro, no Recife, pela nona rodada do Campeonato Brasileiro.
Com o resultado, a equipe pernambucana, agora com 12 pontos, subiu uma posição na tabela, chegando à 11.ª. A Lusa, com 15 pontos, permanece no 15.° lugar, próxima à zona de rebaixamento.
Jogando em casa, o Sport começou pressionando. Nos primeiros cinco minutos, os rubro-negros impressionaram com jogadas rápidas pelo meio e pelas laterais.
A reação da Portuguesa foi rápida. A equipe, que até então jogava preparada para aproveitar os contra-ataques, estabeleceu a marcação homem a homem e passou a dificultar a vida do time pernambucano. Na sequência, a Lusa passou a ter mais posse de bola e segurança na defesa, evitando a aproximação dos jogadores adversários.
Quando o Sport decidiu ir mais para frente, Henrique aproveitou uma bola mal afastada pela defesa paulista para soltar uma bomba, que desviou em um dos zagueiros adversários e pegou o goleiro Dida no contrapé, abrindo o placar, aos 16 minutos.
Aos 21, o lateral-direito Luís Ricardo fez um bom cruzamento de longa distância e Ananias cabeceou muito perto da trave esquerda da meta rubro-negra. Aos 32, a Portuguesa voltou a apertar. Foi quando Moisés acertou uma bomba de fora da área e Magrão fez boa defesa. Aos 41, Gilberto recebeu nas costas da defesa uma bola enfiada por Marquinhos Gabriel e mandou uma bomba no ângulo. Mas a arbitragem invalidou, alegando impedimento.
No segundo tempo, foi a Portuguesa que começou avançando no campo adversário. Aos quatro minutos, Moisés tentou o drible em cima de Edcarlos. A bola bateu no zagueiro, mas acabou nas mãos de Magrão. Três minutos depois, novo sufoco. Marcelo Cordeiro lançou para Lima, que subiu e só não marcou de cabeça porque Magrão fez grande defesa.
Aos 11, mais uma chance perdida da Portuguesa. Moisés levantou na área e Ananias cabeceou. Magrão foi no canto e salvou novamente. Um minuto depois, o Sport respondeu. No contra-ataque, Gilberto rolou para Marquinhos Gabriel, que bateu livre, mas parou em Dida.
Foi na base da insistência que, aos 23 minutos, Cicinho bateu forte cruzado e Dida espalmou. Gilberto pegou a sobra e fez seu primeiro gol com a camisa rubro-negra, ampliando a vantagem da equipe pernambucana.
Aos 26 minutos, após cobrança de escanteio, Edcarlos afastou parcialmente. Moisés pegou bem na bola e mandou no ângulo, diminuindo a diferença e dando esperanças à Lusa. Depois disso, o jogo ficou bastante travado até o final.
As duas equipes jogam na quarta-feira pela décima rodada. O Sport enfrenta o Grêmio, no Olímpico. A Portuguesa recebe o Cruzeiro, no Canindé.
FICHA TÉCNICA:
SPORT 2 x 1 PORTUGUESA
SPORT - Magrão; Cicinho (Moacir), Edcarlos, Ailson e Reinaldo; Tobi, Rithely, Renan Teixeira e Marquinhos, Gabriel; Gilberto (Roberson) e Henrique (Gilsinho). Técnico: Vágner Mancini.
PORTUGUESA - Dida; Luis Ricardo, Rogério, Gustavo, Lima (Ferdinando) e Marcelo Cordeiro; Guilherme, Léo Silva (Héverton), Moisés e Ananias; Ricardo Jesus (Diego Viana). Técnico: Geninho.
ARBITRAGEM - Evandro Rogério Roman (Fifa-PR).
GOLS: Henrique (S) aos 16/1º, Gilberto (S) aos 23/2º e Moisés (P) aos 26/2º.
CARTÃO AMARELO: Léo Silva (P).
PÚBLICO: 17.382.
RENDA: R$ 190.930.
LOCAL: Ilha do Retiro, Recife.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas