Quatro corintianos são presos após confusão em Brasília
Quatro integrantes da Gaviões da Fiel, torcida organizada do Corinthians, foram detidos após confusão no intervalo do jogo contra o Vasco, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pelo Campeonato Brasileiro. Os torcedores foram levados para a 5ª Delegacia de Polícia no Distrito Federal.
A briga ocorreu no intervalo do jogo quando o efetivo da polícia militar do DF, que fazia a divisão da arquibancada, não conseguiu conter a invasão de torcedores da Gaviões na área destinada a torcedores do Vasco.
Com a chegada de mais policiais - e o uso de gás de pimenta -, os torcedores do Corinthians voltaram ao local de origem.
"Você combina uma coisa com a torcida organizada e espera que eles irão cumprir. Cada jogo de futebol é uma experiência para nós em Brasília. Poderemos adotar a divisão de barreiras nos próximos jogos", afirmou o subsecretário de segurança do Distrito Federal, coronel Paulo Roberto Oliveira.Segundo Oliveira, três policiais foram feridos levemente no confronto. Um deles, Gervaci Bacelar, disse à Folha de S.Paulo ter sido chutado no rosto por um torcedor do Corinthians.
"Chutaram o meu rosto enquanto tentava separar a briga", afirmou. Segundo Bacelar, outro policial foi ferido com um golpe de cacetete na cabeça. O equipamento de segurança, de uso da policia, havia sido roubado durante a confusão, de acordo com ele.
O Corpo de Bombeiros confirmou o atendimento a dois torcedores por conta dos confrontos entre as torcidas. Larissa Jaquelina Portugal, 18, torcedora do Corinthians, foi levada para o hospital por ter alergia ao gás de pimenta.
"Estávamos perto da divisão da torcida quando começou a confusão. Acabos sofrendo com o gás", afirmou Kaio Neves, 24, namorado de Larissa.De acordo com a polícia, integrantes da Gaviões tentaram saquear um supermercado em Taguatinga, cidade-satélite de Brasília, antes do jogo. Ninguém foi preso.
Vasco e Corinthians ficaram no 1 a 1 neste domngo, em Brasília, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a equipe paulista chegou aos 26 pontos e se manteve provisoriamente na quarta colocação da tabela. O Vasco, que tem 20, permaneceu em 11º lugar.
A partida, disputada no estádio Mané Garrincha - palco da Copa-2014 em Brasília - teve briga nas arquibancadas entre torcedores dos dois times e a polícia, que chegou a jogar spray de pimenta para tentar conter os ânimos.
O Corinthians entrou em campo disposto a superar a derrota por 1 a 0 para o Luverdense, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, na última quarta-feira. E o time paulista começou bem. Forte na marcação e agressivo no ataque, abriu o placar logo aos 4min da etapa inicial, em cabeçada de Guerrero. Ao longo dos primeiros 45 minutos, criou as melhores oportunidades e segurou o Vasco, que ameaçava nos chutes de longa distância do veterano Juninho.
Após o intervalo, o Vasco cresceu em campo e dominou as ações ofensivas. O empate veio aos 9 min, quando André recebeu de Juninho e completou para o fundo das redes.Os paulistas só conseguiram produzir alguma coisa no ataque depois que Alexandre Pato substituiu Emerson, aos 35 minutos. Mesmo assim, o Vasco esteve mais próximos da vitória. Aos 43min, Tite sacou Guerrero e colocou Alessandro para segurar o resultado em Brasília.
No próximo domingo, às 16h, o Corinthians recebe o Flamengo. No mesmo dia, às 18h30, o Vasco visita o Cruzeiro.