Quem imaginava que o Figueirense teria facilidade para dormir no G4 da Série B nesta sexta-feira (22) se enganou. Diante de um ASA motivado, apesar de já rebaixado, o time catarinense contou com gols de Pablo e Everton Santos, um em cada tempo, para vencer por 2 a 0, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, pela 37.ª rodada.
Sem perder há cinco jogos - quatro vitórias e um empate -, o Figueira chegou aos 59 pontos e assumiu temporariamente o quarto lugar. Está empatado com Icasa e Ceará, mas leva vantagem sobre o primeiro no saldo de gols e o segundo no número de vitórias. Neste sábado precisa torcer por derrota de ambos para continuar no grupo do acesso. O time do interior cearense recebe a vice-líder Chapecoense, que já garantiu o acesso, em Juazeiro do Norte, enquanto a equipe da capital Fortaleza viaja para pegar o campeão antecipado Palmeiras - a partida será no Estádio Morenão, em Campo Grande (MS), porque o Alviverde paulista vendeu o mando de campo.
O ASA, que apenas cumpria tabela após o rebaixamento matemático decretado na rodada anterior, segue na lanterna, com apenas 32 pontos.
Sem compromisso, o time alagoano começou melhor e acertou a trave do goleiro Tiago Volpi em chute de Elionar Bombinha. Depois do susto, o Figueirense acordou e abriu o placar aos 23 minutos. Pablo dominou de fora da área e bateu com categoria, no ângulo de Marcus Vinícius. Os catarinenses ainda acertariam a trave adversária com Wellington Saci e Everton Santos.
No fim do primeiro tempo, um lance polêmico. Rafael Costa, em posição irregular, desviou de cabeça e o árbitro gaúcho Jean Pierre Gonçalves validou o gol, mas depois conversou com o auxiliar e voltou atrás.
O Figueira voltou do intervalo mais aceso e acertou o travessão aos 12 minutos em cabeçada de Rafael Costa. Na sequência, Basílio salvou a bola em cima da linha depois de Maylson ter desviado cobrança de falta. O ASA esboçou uma pressão na segunda metade da etapa e assustou com Wanderson, em chute rasteiro.
Aos 37 minutos, porém, os catarinenses garantiram a vitória com gol de cabeça do atacante Everton Santos, aproveitando cruzamento de Rafael Costa.
Os dois times voltam a campo no sábado (30), pela última rodada da Série B. O Figueirense pode conquistar o acesso diante do Bragantino, às 16h20, no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O ASA se despede diante do São Caetano, no mesmo horário, no Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca (AL).
PT apresenta novo “PL da Censura” para regular redes após crescimento da direita nas urnas
Janjapalooza terá apoio de estatais e “cachês simbólicos” devem somar R$ 900 mil
Não há inflação baixa sem controle de gastos: Banco Central repete alerta a Lula
De 6×1 a 4×3: PEC da redução de jornada é populista e pode ser “armadilha” para o emprego
Deixe sua opinião